Saiba o que é pielonefrite: Doença que afetou a influenciadora Flavia Pavanelli

Recentemente a influenciadora, atriz e modelo, Flávia Pavanelli, dona de um perfil no Instagram com mais de 19 milhões de seguidores, foi diagnosticada com pielonefrite. Essa doença que, até então, possuía um nome desconhecido e muitas vezes difícil de se pronunciar, foi um dos assuntos mais comentados na internet nos últimos dias após a influencer divulgar a confirmação do diagnóstico em suas mídias sociais, especialmente no Instagram. Consequentemente, com o alcance decorrente devido a atual condição da atriz, o número de pesquisas no Google sobre a doença aumentou, desencadeando inúmeras dúvidas referentes a essa enfermidade por parte dos fãs e demais pessoas interessadas sobre o assunto.

Afinal de contas, o que é pielonefrite?

Pensando em fornecer as informações necessárias que abrangem a doença, decidimos construir esse conteúdo para tirar todas as dúvidas existentes neste momento. Também contamos com a colaboração do nosso corpo clínico que irá facilitar ainda mais o seu entendimento sobre o distúrbio. Portanto, continue conosco para saber mais!

Antes de prosseguirmos e aprofundarmos sobre o tema, é importante ter uma "visão geral" sobre a condição. No entanto, convidamos nosso nefrologista da NefroClínicas Belo Horizonte, Dr. Alexandre Pinto Coelho, para falar um pouco sobre essa doença.

"Esse tipo de doença requer atenção médica imediata pois quando não tratada de forma adequada, pode se disseminar por meio da corrente sanguínea, provocando uma condição fatal." Dr. Alexandre Pinto Coelho Nefrologista

O que é pielonefrite?

A pielonefrite consiste na inflamação nos rins que geralmente ocorre quando as bactérias presentes na bexiga (ou trato urinário), sobem pelos ureteres e alcançam o órgão, especificamente o parênquima renal, porção sólida dos rins e os cálices, ou porções ocas em forma de funil, cuja função é conduzir o fluxo da urina para os ureteres que levam a urina até a bexiga. A infecção ocorre após as bactérias atingirem a estrutura renal.

A pielonefrite pode ser crônica ou aguda. Em sua forma aguda, a inflamação surge de maneira inesperada e compromete o bom funcionamento dos rins, porém uma condição ainda reversível caso seja identificada e averiguada pelo nefrologista. Já na forma crônica, os rins vão perdendo a capacidade de exercer seu papel por conta de condições subjacentes, como diabetes e hipertensão arterial.

Desta forma, se não tratada da forma adequada, a pielonefrite pode se disseminar através da corrente sanguínea, se tornando uma condição potencialmente fatal chamada septicemia, isto é, infecção generalizada, ou até mesmo evoluir para a doença renal crônica (DRC), na qual consiste na perda progressiva e irreversível da função dos rins.

"Mas, o que é essa tal de doença renal crônica?"

A doença renal crônica (DRC) é a perda lenta e gradual da função dos rins. Seu estágio final é conhecido como insuficiência renal crônica, quando é necessário fazer a diálise ou o transplante do rim. Por ser uma doença silenciosa que não apresenta sintomas nos estágios iniciais, na maioria das pessoas, ocorre o diagnóstico tardio, quando já está em uma fase mais avançada.

Após esse diagnóstico, os pacientes são classificados em estágios de acordo com a sua função renal. Essa classificação permite uma melhor estruturação do tratamento mais indicado para ele.

Basicamente, a doença renal crônica é classificada em 5 estágios. Para saber quais são e conhecer tudo sobre a doença, clique aqui.

Conheça mais sobre a doença renal crônica com os nossos nefrologista, Dr. Fabrício Marques e a Dra. Marcia Abreu.

Quais são os sintomas da pielonefrite?

Entre os sintomas mais frequentes da pielonefrite, podemos citar:

• Sensação de ardência ao urinar
  • Vontade de urinar várias vezes
  • Urina escura e com cheiro forte ou ruim
  • Sangue na urina
  • Mal-estar
  • Náuseas e vômitos
  • Febre
  • Dor abdominal
  • Dor na lombar
  • Confusão mental, principalmente em idosos

Em casos de sintomas, é necessário que a pessoa procure ajuda médica em imediato, pois a intervenção do profissional pode providenciar o tratamento imediato do quadro, evitando maiores complicações e progressão da doença.

Como se prevenir contra a pielonefrite?

É possível reduzir as possibilidades de diagnóstico da pielonefrite através de métodos que auxiliam na prevenção de infecções do sistema urinário. Separamos algumas medidas importantes que irão ajudar:

• Beber muito líquido, principalmente água
  • Evitar segurar a urina por muito tempo
  • Esvaziar a bexiga sempre que estiver cheia. Urinar sempre após relações sexuais
  • Em mulheres, faça a higiene deve ser feita da frente para trás para evitar levar as bactérias para a uretra
  • Caso tenha diabetes, faça o tratamento adequado
  • Não faça o uso de medicamentos sem prescrição médica

Na maioria das vezes, a pielonefrite é causada pela bactéria E.coli (Escherichia coli), presente no intestino. Portanto, essas dicas informadas acima irão auxiliar na proteção do trato urinário contra a doença.

O provoca a pielonefrite?

Existem alguns fatores de risco que podem aumentar as chances de infecção urinária e contrair a pielonefrite. Se atente a eles:

• Ser do sexo feminino
  • Ter uma vida sexual ativa
  • Estar em menopausa
  • Estar em gestação
  • Não higienizar de forma adequada as partes íntimas após relações sexuais
  • Ter rins policísticos e cistites de repetição (ou infecção na bexiga)
  • Obstrução do trato urinário, como pedras nos rins
  • Hiperplasia benigna da próstata (HBP) ou próstata aumentada
  • Alterações estruturais do trato urinário
  • Portadores de HIV, hepatite, diabetes ou aqueles que fazem uso de medicamentos imunossupressores

Para garantir informações mais completas, levando em consideração as particularidades de cada pessoa, ou caso apresente sintomas, é importante conversar com o seu médico para que seja feita a avaliação adequada do seu estado clínico e assim, evitar o diagnóstico tardio da doença.

Como é feito o diagnóstico da pielonefrite

O diagnóstico da pielonefrite é feito mediante a consulta com o médico, onde são pesquisados sinais e sintomas apresentados pelo paciente. Devem ser solicitados alguns tipos de exame necessários para confirmação, tais como, análise de sangue e de urina. Existem também alguns exames de imagem, como o ultrassom e a tomografia, que auxiliam neste diagnóstico.

Geralmente, para que isso seja feito, é considerado um conjunto de sintomas apresentados pelo paciente durante a consulta.

Como é o tratamento da pielonefrite?

Em grande parte dos casos, a pielonefrite deve ser tratada com o uso de medicamentos que devem ser iniciados precocemente. No entanto, em situações mais graves, requer internação hospitalar, com a administração de antibióticos na veia. Antes do início do tratamento, é importante se coletar a cultura de urina para a identificação do tipo de bactéria. Após o fim do tratamento, é interessante coletar nova cultura de urina para confirmação da eficácia do tratamento.

Desta forma, é importante procurar um nefrologista para avaliação dos impactos da doença e prevenção de novos episódios. Não deixe que essa doença progrida e evite maiores complicações.

Se você busca por uma clínica especializada em Nefrologia que preza pela garantia de um atendimento ímpar durante toda a sua jornada enquanto usufrui dos nossos serviços, esse é o lugar ideal! Nosso objetivo é te proporcionar todo conforto e eficácia no decorrer dos tratamentos voltados para a perda da função renal, como as terapias renais substitutivas que integram a diálise peritoneal, hemodiálise, hemodiafiltração, transplante renal, tratamento conservador, dentre outros métodos de prevenção com a finalidade de assegurar a saúde dos seus rins.

A NefroClínicas possui unidades espalhadas por 4 estados brasileiros! Se você se encontra nas regiões de Belo Horizonte-MG, Brasília-DF, Ipanema-DF ou São Luís-MA, venha nos visitar pois estamos prontos para te receber! Todas as clínicas detêm de uma estrutura completa, composta por um corpo clínico renomado juntamente com um time multidisciplinar especializado que inclui psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais.

Oferecemos toda linha de cuidados relacionados à saúde dos rins, sempre zelando pelo carinho, atenção e acolhimento ao paciente portador da doença renal crônica que optou pela NefroClínicas como um lar onde ele poderá contar com uma experiência em nefrologia diferenciada. Proporcionamos aos nossos clientes, tratamentos completos e humanizados, além do programa diálise em trânsito, na qual o paciente poderá viajar sem precisar interromper o seu tratamento. Fornecemos todo conforto de uma clínica premium para o seu bem-estar, uma equipe de Enfermagem altamente capacitada e premiada pelo Coren-MG como destaque da Enfermagem de Minas Gerais por seu desempenho ao atender nossos pacientes e uma tecnologia de ponta em equipamentos de diálise para confirmar que o tratamento ocorra de uma maneira ainda mais eficiente e segura, trazendo melhor qualidade de vida a quem está conosco.

Clique aqui e conheça nosso corpo clínico de todas as unidades.