Psiconefrologia: Qual o papel do psicólogo na doença renal crônica?

Você sabia que a saúde mental é um dos pilares para o sucesso e eficácia do tratamento renal? A qualidade de vida merece 100% de atenção tanto na perspectiva do paciente portador da doença renal crônica quanto pela equipe de profissionais da saúde responsáveis pelo tratamento.

Neste mês, é realizada a campanha Setembro Amarelo, e por isso, a NefroClínicas decidiu trazer esse tema tão relevante e benéfico para a vida de todos, conscientizando sobre a importância da saúde mental.

A doença renal crônica (DRC) é uma síndrome irreversível e progressiva das funções renais na qual poderá causar consequências físicas e psicológicas ao paciente. Iniciar uma terapia renal substitutiva pode causar diversos impactos na vida do paciente, principalmente no que se refere à mudanças do estilo de vida, alterações na dieta, implementação de novos hábitos, nova rotina e definitivamente, uma nova vida.

Conviver com essa enfermidade não fácil, é necessário enfrentar diversos fatores internos e externos que abrangem o tratamento. Ansiedade, depressão, inseguranças, medos, sensação de incômodo e culpa no sentido de “estar dando trabalho” aos amigos e familiares, podem ser sentimentos constantes na vida de quem faz hemodiálise ou algum outro tratamento que tem o objetivo de substituir a função dos rins.

Por estarmos muito próximos aos nossos pacientes, frequentamos diariamente os salões de diálise para acompanhar o andamento dos tratamentos e entender como estão suas expectativas, saúde física, mental e tentar tornar esse processo mais leve através de conversas, acolhimento, momentos de descontração e entretenimento voltados ao seu bem-estar. Para isso, dispomos de uma equipe de psicólogos, altamente qualificada e preparada para escutar, acolher e compreender as dores e angústias que somente quem se submete por esse procedimento sabe que não é um processo simples.

Sendo assim, o principal objetivo dessa leitura é enfatizar a importância da saúde mental das pessoas em tratamento de doenças renais.

saúde mental e qualidade de vida

Qual a importância da saúde mental no paciente com doença renal crônica?

A saúde mental em indivíduos diagnosticados com a doença renal crônica (DRC) ou que apresentam quadros clínicos que necessitem de algum método de terapia renal substitutiva, como diálise peritoneal, hemodiálise, hemodiafiltração ou transplante renal, infelizmente ainda é pouco explorado, principalmente por parte de quem está sob o tratamento. Na prática, esses procedimentos, invariavelmente, afetam no cotidiano do paciente, uma vez que, para sua execução, é necessário sessões semanais com durações que variam conforme o método estabelecido pelo médico Nefrologista. Com exceção da diálise peritoneal, onde existe a opção de o tratamento ser seguido em domicílio, ele precisa se deslocar até a clínica de Nefrologia para realizá-los.

Dito isso, a rotina de uma pessoa em terapia de substituição renal implica em uma série de fatores que vão muito além da doença, na qual incluem, aspectos emocionais, econômicos, sociais, familiares e interferem em questões de privacidade e do próprio espaço. Existe ainda o motivo da expectativa de tempo do tratamento ser algo indefinido e, em grande maioria dos casos, é definitivo.

O paciente dialítico está sujeito a diversas alterações em sua vida pessoal que podem causar desconforto, mudanças de humor, aborrecimentos, estresse e outro sentimentos. Essas alterações incluem modificações nos hábitos alimentares, rotinas medicamentosas e principalmente, a criação de novas relações de dependência, seja pelos amigos, familiares, a equipe médica responsável pelo tratamento e até mesmo as máquinas de diálise. Todo esse processo exige muita força de vontade, dedicação, capacidade de adequação, equilíbrio, controle de suas próprias emoções e especialmente, SAÚDE MENTAL por parte do indivíduo.

O que é psiconefrologia?

A psiconefrologia é um ramo de atuação da psicologia que trata da saúde mental dentro do âmbito da Nefrologia, ou seja, aos pacientes portadores de doenças renais que realizam algum método voltado a substituição da função dos rins. Sejam as terapias renais substitutivas que compreendem a diálise peritoneal, hemodiálise, hemodiafiltração, transplante renal ou o tratamento que adota medidas clínicas de prevenção para retardar o avanço da doença renal crônica, na qual chamamos de tratamento conservador.

Devido a DRC ser uma condição que acarreta a perda lenta e progressiva da função dos rins, até o momento em que o órgão não consegue mais funcionar bem o suficiente para garantir o equilíbrio do organismo, ela não apresenta manifestações e age de forma silenciosa. Inevitavelmente, quando a pessoa descobre que foi diagnosticado com a doença, ela recebe a notícia de forma inesperada. Essa reação pode gerar vários sentimentos negativos que variam desde angústia, ansiedade, medo, raiva e diversos outros associados ao descobrimento da doença. Posteriormente, após a consulta com o médico Nefrologista, é indicado o início do tratamento renal adequado de acordo com a sua individualidade.

Diante desse cenário, a intervenção de um psicólogo nesse contexto se torna fundamental para a saúde mental e qualidade de vida do paciente, consequentemente favorecendo a evolução do tratamento.

Entenda com a nossa psicóloga, Ana Paula, da NefroClínicas de Brasília-DF, como a Psicologia irá agir dentro deste contexto e garantir uma melhoria no tratamento do paciente.

Como o psicólogo pode intervir na doença renal crônica?

O Psicólogo é uma das especialidades indispensáveis para ajudar o paciente a se adaptar e compreender a insuficiência renal. Ele irá trabalhar em conjunto com os demais membros dentro da clínica de Nefrologia para oferecer um atendimento completo e humanizado, a fim de trazer mais qualidade de vida e eficácia no tratamento renal. O profissional da Psicologia irá atuar não somente com os pacientes em terapias renais substitutivas, como também aqueles que estão em tratamento conservador.

Dentre as técnicas para manejo das demandas psicológicas nesse contexto, diversas condutas são adotadas para realização do acompanhamento psicológico, como a psicoeducação, manejo de sintomas psicológicos, acolhimento familiar, auxiliar tanto o paciente quanto seus familiares a atravessar esse processo de uma forma que promova cuidados integrais com a saúde, apoio psicológico, entre outros métodos que objetivem a promoção da qualidade em seu tratamento.

Aos familiares dos pacientes em tratamento nefrológico, a psicologia busca proporcionar o acolhimento das demandas psicológicas e emocionais, manejo de demandas e necessidades do paciente e da família, visando aumentar seu bem-estar e equilíbrio, atendimento integral em conjunto com a equipe multiprofissional, dentre outras ações.

Buscar entender as funções mentais e o comportamento humano é uma tarefa difícil, e quando se trata de pacientes em hemodiálise ou qualquer outro tratamento renal, essa missão se torna ainda mais desafiadora. Portanto, nós da NefroClínicas, selecionamos cuidadosamente por profissionais que estejam aptos a seguir conosco nesta missão de transmitir carinho, acolhimento e zelar pela saúde mental de quem sofre com a perda da função renal, em conjunto com os demais da nossa equipe multidisciplinar, atuando dentro das suas respectivas áreas de atividade.

Porque os cuidados psicológicos são importantes no período pré-diálise?

Iniciar um acompanhamento psicológico após a descoberta da doença renal crônica possibilita ao paciente que irá começar a diálise uma oportunidade de ressignificar vários aspectos em sua vida. É indiscutível que todo o sofrimento trazido juntamente com o adoecimento poderá trazer diversos questionamentos existenciais e ser o início de um amadurecimento emocional por parte do indivíduo. Diante desse cenário, é atribuído ao psicólogo o papel de auxiliar ativamente na construção dessa nova realidade junto ao paciente para que ele seja auxiliado a encontrar maneiras saudáveis de enfrentamento ajustadas às novas condições que serão estabelecidas em sua vida.

A troca de informações entre os membros da equipe multidisciplinar, como médicos, nutricionistas, assistentes sociais e enfermeiros é fundamental para a melhoria da qualidade de vida do paciente em diálise.

Você não está sozinho!

O tempo de aceitação ao ser diagnosticado com doença renal crônica não é nada simples, principalmente quando não estamos esperando por uma notícia dessa magnitude. É muito importante ressaltar que nesses momentos a conversa é essencial. O desabafo, o choro e a tristeza fazem parte, não somente do tratamento da condição em si, mas também do acompanhamento psicológico que a abrange. Você não está sozinho nessa batalha, nós do Grupo NefroClínicas estaremos sempre ao seu lado para te apoiar, acolher e cuidar da sua saúde mental. Para isso, nosso time de Psicólogos está de prontidão para te acompanhar durante todo o seu tratamento, assim como seus familiares. Se você está sob algum método de diálise, tratamento conservador ou acabou de ser diagnosticado com a doença e sente a necessidade de conversar com alguém para te auxiliar, procure nossos profissionais da psicologia pois somente eles possuem esse dom, a arte da escuta, da empatia e do cuidado com a nossa saúde mental.

Se você tem mais dúvidas sobre assuntos relacionados a psiconefrologia ou deseja agendar uma consulta para iniciar o acompanhamento com um dos nossos psicólogos, assim como os tratamentos voltados para a função renal como as terapias renais substitutivas, diálise peritoneal, hemodiálise, hemodiafiltração, transplante renal, tratamento conservador, entre outras formas de prevenção para garantir a saúde dos seus rins, a NefroClínicas possui unidades espalhadas por 4 estados brasileiros! Todas as clínicas detêm de uma estrutura completa, composta por um corpo clínico renomado juntamente com um time multidisciplinar especializado que inclui psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais.

Oferecemos toda linha de cuidados relacionados à saúde dos rins, sempre prezando pelo carinho, atenção e acolhimento ao paciente portador da doença renal crônica que optou pela NefroClínicas como o lar onde ele poderá contar com um atendimento ímpar durante toda sua jornada enquanto usufrui dos nossos serviços. Proporcionamos aos nossos pacientes, tratamentos completos e humanizados, além do programa diálise em trânsito, na qual o paciente poderá viajar sem precisar interromper o seu tratamento. Fornecemos todo conforto de uma clínica premium, uma equipe de enfermagem altamente capacitada e premiada pelo Coren-MG ao seu desempenho para atender nossos pacientes e uma tecnologia de ponta para garantir que o tratamento ocorra de uma maneira ainda mais eficaz afim de trazer melhor qualidade de vida do nosso cliente.

Clique aqui e conheça nosso corpo clínico de todas as unidades.