Dicas de prevenção

Os cuidados do paciente renal com a alimentação nas festas juninas | eBook de receitas

Finalmente chegou uma das épocas mais esperadas do ano! Os meses de junho e julho são marcados pelas tradicionais festas juninas, com muita dança, fogueira, bandeirinhas e claro, deliciosas comidas típicas dessa bela festa de São João. É tempo de preparar a fogueira, pendurar as bandeirinhas e celebrar com muita festança e brincadeiras! Afinal, festa junina só acontece uma vez ao ano!

Mas, não podemos deixar de ressaltar que, quando referimos ao paciente portador de insuficiência renal crônica, existem algumas restrições e cuidados a serem considerados, principalmente se tratando sobre alimentação e consumo de bebidas alcóolicas. Uma vez que, os rins afetados não conseguem desempenhar suas funções da maneira ideal, algumas substâncias encontradas em certos alimentos como fósforo e potássio, podem se acumular no organismo do paciente com problemas nos rins e agravar o seu quadro clínico.

Porém, isso não significa que os pacientes renais não possam curtir e se deliciar com as comidas de festa junina, afinal, não podemos negar que é uma mais gostosa que a outra!

Continue conosco pois preparamos um material especial de arraiá e ao final do texto, um livro de receitas digital com algumas receitas de pratos típicos e saudáveis de festa junina feito pela nossa equipe de nutricionistas, preparado especialmente para quem sofre com alguma doença renal e necessita de uma dieta específica.

O nutricionista da NefroClínicas Barra da Tijuca-RJ, Rodrigo Damasceno, ensinou como fazer uma cocada low carb danada de gostosa. Confira!

Nossa nutricionista Caroline Lopes preparou uma receita deliciosa de caldo verde com baixo teor de potássio. Confira!

Cuidados com a alimentação

Nossa alimentação está completamente associada à saúde dos nossos rins e neste período de festas juninas não é diferente. Para aquelas pessoas que não sofrem com nenhuma doença renal, não existe uma restrição alimentar específica, porém é essencial definir uma rotina alimentar equilibrada e saudável para preservar a sua função renal e controlar os fatores de risco.

Uma dieta de qualidade é capaz de minimizar os danos causados pela falta da filtragem dos excessos e impurezas encontradas no sangue e deixam de controlar a quantidade de minerais como sódio, potássio, fósforo e cálcio. Portanto, é muito importante se atentar aos alimentos que possam prejudicar o funcionamento do seu organismo nesse momento.

É fundamental adotar uma dieta que possa suprir todas as necessidades para manutenção da homeostasia do organismo e com isso auxiliar no bom funcionamento renal. Contudo, é importante incluir e excluir alguns hábitos alimentares para auxiliar em todo o processo.

Esse procedimento demanda acompanhamento constante de uma equipe multidisciplinar e muito empenho por parte do paciente.

Excesso de potássio

Apesar do potássio ser muito importante para o bom funcionamento do nosso corpo por atuar diretamente para o desempenho correto do sistema nervoso, cardíaco, muscular e manter o equilíbrio do pH no sangue, tanto o excesso quanto a falta desse nutriente podem causar algumas complicações em nosso organismo. O aparecimento de sintomas, problemas de saúde que podem variar desde a fadiga em excesso, alterações no batimento cardíaco, desmaios, dentre outros, estão dentre essas complicações. Abaixo iremos falar um pouco mais sobre isso.

O excesso deste mineral no sangue é chamado de hipercalemia ou hiperpotassemia (maior que 5,0 mmo/L). Em níveis mais elevados pode causar sintomas como redução dos batimentos cardíacos, palpitações, fraqueza muscular, dormências e vômitos. Já quando nível excedente é leve, geralmente não provoca nenhum sintoma. O excesso do potássio geralmente é causado pela Insuficiência Renaldiabetes tipo 1, uso de medicamentos diuréticos ou maiores sangramentos.

Fósforo

O excesso de fósforo no sangue (também conhecido como hiperfosfatemia) é uma condição comum em pacientes que fazem hemodiálise devido os rins não conseguirem filtrar adequadamente os resíduos do sangue, gerando o acúmulo de algumas substâncias que podem ser prejudiciais ao seu organismo. O fósforo é um deles.

Esse excesso pode provocar alguns sintomas como calcificação cardiovascular, calcificação dos tecidos moles, osteopenia (diminuição da massa óssea), anemia, hipertensão, coceira, disfunção sexual, confusão mental, entre outros problemas.

Bebidas alcóolicas

Os drinks, quentão e até a famosa cervejinha, são bebidas muito comuns nos arraiás e festas de São João, porém os pacientes portadores de insuficiência renal precisam se adaptar a algumas restrições no consumo de líquidos, principalmente o álcool. Essa restrição é necessária pois os rins afetados não conseguem eliminar o excesso de algumas substâncias do corpo ingeridos diariamente, como os líquidos e demais substâncias que mencionamos anteriormente. No entanto, caso a pessoa queira beber cerveja ou outra bebida alcóolica, é importante consultar o médico, juntamente com o nutricionista para que ele possa examinar o seu atual estado clínico e certificar que o mesmo está apto a consumir, afinal, a doença renal crônica é uma condição séria que exige atenção integral por parte do paciente ao decorrer do tratamento.

O que precisamos frisar é: Pacientes que possuem restrição no consumo de líquidos, tudo o que for ingerido precisa ser contabilizado. Assim como explicamos anteriormente, essa restrição irá depender de uma série de fatores, como a frequência em que o sujeito faz hemodiálise, nível de diurese, atividades da rotina e exercícios físicos, entre outras como mencionamos. Isto é, cada condição possui sua peculiaridade que precisa ser tratada com os profissionais envolvidos no tratamento a partir de uma análise rigorosa da história de exames da pessoa.

Aqui na NefroClínicas, nós prezamos pela adequação, ou seja, o paciente não precisa eliminar definitivamente alguma bebida da sua dieta, desde que ele saiba dosar as quantidades ideais e consuma com moderação para evitar excessos e comprometer a sua saúde.

GARANTA O LIVRO DE RECEITAS DIGITAL EXCLUSIVO PARA FESTA JUNINA!

Preparamos opções de receitas de festa junina para o paciente com insuficiência renal, elaboradas e adaptadas pela equipe de nutricionistas da NefroClínicas.
BAIXE AGORA