Pronto para ser atendido com excelência?
A NefroClínicas está preparada para atendê-lo, agende já seu horário.
Nos últimos dias, vimos notícias sobre a intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas, nos estados de São Paulo, Pernambuco e Distrito Federal. Além disso, foi confirmado um óbito, no estado paulista, e outros sete são investigados. Essa substância representa um grande risco à saúde pode impactar diretamente a função renal.
Quando uma pessoa consome bebidas alcoólicas adulteradas, o corpo transforma o metanol em formaldeído e ácido fórmico. Essas substâncias são muito tóxicas e podem causar vários problemas no corpo. Elas atrapalham o funcionamento dos rins, diminuem a taxa de filtração glomerular e podem levar à acidose metabólica e até à insuficiência cardíaca.
Além disso, o nervo óptico pode ser afetado, causando visão turva e confusão mental. Nesta segunda-feira, a polícia civil registrou novos casos suspeitos de intoxicação. Esses casos foram comunicados aos centros de informação.
Os centros orientam os profissionais de saúde sobre os fatores de riscos e complicações. Isso inclui a doença renal crônica e a necessidade de transplante renal.
O ácido fórmico, em especial, atinge principalmente as células com maior atividade metabólica, causando danos mais intensos onde o organismo trabalha mais. Esse efeito pode prejudicar órgãos como os rins, fígado e sistema nervoso.
Os rins são particularmente vulneráveis devido à sua função de filtração e regulação de líquidos e eletrólitos.
Os rins filtram o sangue e eliminam toxinas. Eles também regulam fluidos e eletrólitos. Quando os rins são afetados, a função dos néfrons pode ser comprometida. Isso pode levar à Lesão Renal Aguda (LRA).
A LRA é caracterizada pela perda da capacidade renal de filtrar resíduos e equilibrar líquidos, levando ao acúmulo de substâncias tóxicas.
Se não tratada ou em casos de exposição prolongada, a LRA pode progredir para Doença Renal Crônica (DRC). Estágios avançados da DRC requerem tratamentos como diálise ou transplante renal.
Os sintomas iniciais de intoxicação por metanol podem incluir dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor abdominal e visão turva. O dano renal pode evoluir sem sintomas evidentes. Sinais como edema em membros inferiores, fadiga, redução da urina ou confusão mental podem indicar comprometimento renal, necessitando de intervenção médica imediata.
Identificar se uma bebida foi adulterada, especialmente com metanol, pode ser difícil. O metanol não muda muito a cor, o cheiro ou o sabor da bebida. Isso é complicado para quem não tem experiência.
Por isso, o Ministério da Saúde orienta a população a:
Para mais informações ou em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com o número 0800 642 9782 da Anvisa. A intoxicação é uma emergência médica e o tratamento intoxicação por metanol precoce é crucial para evitar danos permanentes ou fatais.
Na NefroClínicas, o cuidado com a saúde renal é prioridade. Nossa equipe médica atua com foco em prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças renais, sempre com atendimento humanizado e tecnologia de ponta. Se você apresenta sintomas ou tem histórico de comprometimento renal, procure uma de nossas unidades e fale com um nefrologista.
Inscreva-se para receber nossos artigos e publicações direto no seu e-mail