O que é creatinina e para que serve?

O que é creatinina?

A creatinina é uma substância encontrada no sangue e está associada diretamente ao funcionamento dos rins. Ela é produzida pelos músculos através da ingestão da fosfocreatina, uma proteína obtida mediante ao consumo dos alimentos e devido ao trabalho exercido pelos órgãos do sistema digestivo, como o fígado, estômago e o pâncreas. A fosfocreatina possui a função de fornecer a energia necessária aos músculos para que eles possam executar suas atividades diárias.

Em consequência do uso da fosfocreatina pelos músculos, a creatinina é transportada na corrente sanguínea até os rins, e por meio de uma filtragem realizada no próprio sangue, a substância é eliminada pela urina.

A quantidade de creatinina no organismo do paciente permite que o médico consiga examinar a saúde dos rins e se o órgão está funcionando de maneira adequada, filtrando o sangue corretamente.

Para que serve o exame de creatinina?

Pelo exame de creatinina, é possível que o médico nefrologista examine os rins e descubra alguma possível doença no organismo do paciente. O objetivo é avaliar a sua função renal e verificar se as taxas estão muito altas ou muito baixas, um parâmetro capaz de indicar se os rins estão funcionando adequadamente.

Quando o nível está alto, significa que os rins estão incapazes de eliminar a creatinina, causando um acúmulo e progressão da doença renal crônica, sendo ela dividida em 5 estágios. Clique aqui e saiba mais sobre cada estágio.

Quem precisa fazer o exame creatinina?

O exame de creatinina pode ser indicado em diversas situações e por ele estar relacionado na identificação de problemas nos rins, é recomendado que as pessoas que possuam histórico familiar de doenças renais e doenças que levam a necessidade de diálise, como a síndrome de Alport. Esse distúrbio também é conhecido como Nefrite hereditária e trata-se de uma doença progressiva rara, transmitida de pai para filho e resulta em uma lesão gradual dos pequenos vasos sanguíneos presentes nos glomérulos dos rins, impedindo que o órgão consiga filtrar o sangue. Além disso, a síndrome de Alport de causar problemas auditivos e oftalmológicos, já que esse problema impede a produção de proteínas importante para o funcionamento dos olhos e ouvidos.

O exame de creatinina também é adequado para aqueles que manifestam alguma condição que possa favorecer essas complicações citadas acima, como:

• Hipertensão arterial (32% das pessoas fazem diálise por conta da hipertensão)
  • Diabéticos (Segunda causa no Brasil, cerca de 30% das pessoas sofrem dessa condição)
  • Idosos (Devido ao baixo índice de massa muscular)
  • Doença renal policística (Origem genética)
  • Uso crônico de anti-inflamatórios (Sem prescrição médica)

Nosso nefrologista da unidade Barra da Tijuca-RJ, Dr. Jadilson Pereira, falou um pouco sobre o assunto neste vídeo. Confira e tire suas dúvidas.

Como é feito o exame de creatinina?

O exame de creatinina é laboratorial e pode ser feito por dois métodos diferentes. Pelo sangue, onde é possível investigar apenas o nível da taxa da substância, sua concentração pela urina (exame conhecido como clearance de creatinina) ou a comparação entre as duas medidas.

O cálculo de Clearance de creatinina pode ser feita utilizando diferentes fórmulas, a mais comum é a de Cockcroft & Gault, onde leva em consideração a idade, gênero, peso e concentração de creatinina no sangue. Para monitorar a progressão da doença, esse exame tem sido um teste muito utilizado para medir a taxa de filtração glomerular (TFG).

Contudo, cerca de 10 a 20 % da creatinina urinária é resultante da secreção tubular quando a TFG é normal e gradativamente mais alta à medida que a TFG cai e a creatinina sérica aumenta.

O cálculo é feito pela seguinte fórmula:

Clearance de creatinina (mL/min) = [(140 – idade em anos) x peso (em kg)] / 72 x creatinina plasmática (mg/ dL).

Caso o cálculo seja feito para uma pessoa do gênero feminino, deve-se multiplicar o resultado por 0,85.

Apesar de ser o método mais utilizado, essa fórmula contém algumas limitações devido aos dados para cálculo não serem coletados pelo laboratório. Isso pode impedir maior assertividade no resultado. Sendo assim, outros meios de cálculo são utilizados pelos laboratórios.

Valores de referência:

Os valores normais de clearence de creatinina são:

• Crianças: 70 a 130 ml/min/1,73 m²
  • Mulheres: 85 a 125 ml/min/1,73 m²
  • Homens: 75 a 115 ml/min/1,73 m²

Quando a creatinina é considerada normal no sangue?

A avaliação do nível da creatinina é feita mediante à comparação dos resultados.

Os resultados considerados “normais” precisam estar dentro dos valores de referência (entre 0,6 mg/dl e 1,2 mg/dl). Aqueles abaixo dos valores de referência (0,6 mg/dl) não são frequentes e não costumam apresentar motivos para preocupação.

Esses valores costumam variar de acordo com o laboratório, dependendo do método laboratorial utilizado. Em crianças e recém-nascidos, os valores de referência podem alterar conforme seu desenvolvimento e idade:

• Recém-nascidos: 0,60 a 1,30 mg/dl
  • Bebês entre 1 e 6 meses: 0,40 a 0,60 mg/dl
  • Crianças e adolescentes (1 a 18 anos): 0,40 a 0,90 mg/dl

Além disso, as taxas de creatinina também podem variar de acordo com o sexo:

• Mulheres: 0,60 a 1,12 mg/dl
  • Homens: 0,70 a 1,3 mg/dl

Neste vídeo, o Dr. Jadilson Pereira fala um pouco sobre as causas da creatinina alta.

Para saber mais sobre o exame de creatinina, acesse o link: https://nefroclinicas.com.br/creatinina-o-que-e-o-que-faz-e-quando-o-exame-e-indicado/

Dose sua creatinina!

Se você busca por uma clínica especializada em Nefrologia que preza pela garantia de um atendimento ímpar durante toda a sua jornada enquanto usufrui dos nossos serviços, esse é o lugar ideal! Nosso objetivo é te proporcionar todo conforto e eficácia no decorrer dos tratamentos voltados para a perda da função renal, como as terapias renais substitutivas que integram a diálise peritoneal, hemodiálise, hemodiafiltração, transplante renal, tratamento conservador, dentre outros métodos de prevenção com a finalidade de assegurar a saúde dos seus rins.

A NefroClínicas possui unidades espalhadas por 4 estados brasileiros! Se você se encontra nas regiões de Belo Horizonte-MG, Brasília-DF, Ipanema-RJ, Barra da Tijuca-RJ ou São Luís-MA, venha nos visitar pois estamos prontos para te receber! Todas as clínicas detêm de uma estrutura completa, composta por um corpo clínico renomado juntamente com um time multidisciplinar especializado que inclui psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais.

Oferecemos toda linha de cuidados relacionados à saúde dos rins, sempre zelando pelo carinho, atenção e acolhimento ao paciente portador da doença renal crônica que optou pela NefroClínicas como um lar onde ele poderá contar com uma experiência em nefrologia diferenciada. Proporcionamos aos nossos clientes, tratamentos completos e humanizados, além do programa diálise em trânsito, na qual o paciente poderá viajar sem precisar interromper o seu tratamento. Fornecemos todo conforto de uma clínica premium para o seu bem-estar, uma equipe de Enfermagem altamente capacitada e premiada pelo Coren-MG como destaque da Enfermagem de Minas Gerais por seu desempenho ao atender nossos pacientes e uma tecnologia de ponta em equipamentos de diálise para confirmar que o tratamento ocorra de uma maneira ainda mais eficiente e segura, trazendo melhor qualidade de vida a quem está conosco.

Clique aqui e conheça nosso corpo clínico de todas as unidades.