Tratamentos

Fisioterapia intradialítica: A importância da fisioterapia em pacientes com doença renal crônica

Se você acompanha nossas redes sociais e os textos que publicamos em nosso site, certamente já reparou que o Grupo NefroClínicas apoia todas as medidas que contribuem com a melhoria da qualidade de vida de pessoas portadoras da doença renal crônica. Essas medidas incluem tanto métodos voltados para a prática clínica quanto hábitos que o paciente pode implementar em sua rotina, como atividade física, vida sexual ativa, lazer e uma alimentação equilibrada. No entanto, com o propósito de disseminar informações visando orientar e conscientizar os pacientes renais, sobre a importância de seguir adequadamente o tratamento através de hábitos que contribuem com a eficácia do procedimento, preparamos esse conteúdo onde será abordado a importância da fisioterapia neste processo.Seguindo essa mesma abordagem do texto que publicamos na última segunda feira (06/03) na qual falamos sobre os benefícios da atividade física daqueles portadores de insuficiência renal, hoje decidimos falar sobre essa outra modalidade essencial para a eficácia do tratamento e melhoria da mobilidade para a qualidade de vida. Apesar de ser um termo “novo”, existe um nome específico para o tratamento da fisioterapia em pacientes que fazem hemodiálise ou outros métodos de diálise. Esse procedimento é chamado de fisioterapia intradialítica, que embora seja considerada uma atividade física, ainda causa dúvidas principalmente por parte dos pacientes que, devido a condição renal, sofre com alguns efeitos em consequência ao mau funcionamento do órgão. Devido esses sintomas incluírem a fraqueza, existem pessoas que acreditam que, por exigir esforço físico, não são capazes de se exercitar ou desconhecem a real importância do hábito para saúde não só dos rins, mas de todo o corpo.Desta forma, primeiramente nós iremos responder essa pergunta, para assim, darmos continuidade no tema deste texto.

Quem faz hemodiálise pode fazer exercícios físicos?

Pacientes portadores da doença renal crônica, especialmente aqueles que estão sob hemodiálise, inevitavelmente apresentam algumas limitações referentes aos exercícios físicos.Em um contexto geral, a resposta para essa pergunta é “SIM!”. Mesmo que em menor intensidade, a prática de exercícios físicos é fundamental para a qualidade de vida do indivíduo portador de doenças renais. Afinal, o sedentarismo é um problema de saúde pública e pode causar sérias complicações em QUALQUER PESSOA, apresentando alguma lesão nos rins ou não. Mais abaixo iremos falar sobre as recomendações e cuidados que o paciente em hemodiálise precisa ter durante a prática do esporte para não prejudicar o tratamento. Continue conosco para saber.Agora que você entendeu de fato que os exercícios físicos não só podem, mas como devem fazer atividades físicas, incluindo a fisioterapia, agora iremos seguir adiante sobre o foco deste conteúdo. Afinal, o que seria fisioterapia intradialítica e quais são os seus benefícios para o paciente renal crônico?Saiba mais: https://nefroclinicas.com.br/quem-tem-problema-de-rins-pode-fazer-atividade-fisica/https://www.youtube.com/watch?v=QpMp9TLYlM8O médico Nefrologista e Diretor de Ensino do Grupo NefroClínicas, Dr. José Neto, falou um pouco sobre o assunto neste vídeo.

O que é fisioterapia intradialítica?

Nome dado para a prática da fisioterapia em pacientes com doença renal crônica, este tratamento envolve exercícios voltados para quem possui a diálise inclusa na sua rotina, focando na melhoria das suas limitações físicas e cenários em que o indivíduo está sujeito a passar ou lida diariamente. Cada exercício possui sua especificidade e está ligado diretamente às necessidades do paciente, considerando as suas peculiaridades e estado clínico analisado pelo médico nefrologista.A fisioterapia intradialítica envolve treinos aeróbicos com bicicleta ergométrica, faixas elásticas com resistências variadas, exercícios manuais conduzidos pelo profissional, entre outros que possui o objetivo único de proporcionar mais saúde ao paciente renal crônico.

Como a fisioterapia pode atuar com pacientes que realizam hemodiálise?

Estudos mostram que o exercício físico em pacientes que fazem hemodiálise pode ajudar no combate à distrofia muscular causada pela insuficiência renal, quadro conhecido como sarcopenia, além de melhorar outras complicações decorrentes da doença e manter a função renal regular.Entretanto, a fisioterapia oferece muitos benefícios aos pacientes com doença renal crônica da mesma maneira que as demais atividades físicas, o que diferencia são as técnicas de execução e os cuidados exigidos por conta da disfunção renal do paciente, geralmente sob acompanhamento médico e muitas vezes atuando com foco na reabilitação.É comum estes pacientes apresentem certos sintomas como mal-estar, cãibras, cansaço excessivo, fadiga e outras alterações. No entanto, como tentativa aliviar ou até mesmo inibir essas condições, a fisioterapia surge como um meio que irá garantir o fortalecimento dos seus músculos e articulações, e assim melhorar o funcionamento do metabolismo, performance cardíaca e demais movimentações essenciais para o seu dia a dia.Nossa Fisioterapeuta da unidade Belo Horizonte, Carolina Heredia, auxiliando nossa paciente durante um exercício.

Todo paciente renal crônico pode fazer fisioterapia?

Não existem contraindicações que impossibilitem a prática da fisioterapia, se tratando daqueles que sofrem com a perda da função renal. Entretanto, é válido destacar que, assim como as outras atividades físicas, é preciso que o fisioterapeuta avalie a condição clínica do paciente para definir os exercícios mais adequados, assim como mencionamos anteriormente.O programa de fisioterapia intradialítica é específico e os treinos são construídos mediante ao tipo físico e particularidades de cada um, buscando resultados eficazes que irão impactar positivamente no tratamento por completo. É importante citar que os efeitos dos treinos exigem paciência e dedicação por parte do paciente, pois somente com o tempo será possível notar a melhora da capacidade funcional e de tolerância aos exercícios que consequentemente irão promover a força muscular e os demais benefícios deste hábito.

Qual a diferença entre o exercício feito na fisioterapia e na academia?

Apesar de ambos serem atividades físicas, o que diferencia uma modalidade da outra são as técnicas de execução, objetivos e o foco. Na fisioterapia intradialítica, dependendo do diagnóstico, o propósito é a reabilitação de alguns movimentos ou limitações que o paciente tenha decorrente a disfunção dos rins. Neste caso, será elaborado treinos com exercícios específicos que tenha restrição de carga, movimentos, repetições e angulações de proteção.Já os exercícios feitos na academia, o objetivo pode variar entre o emagrecimento, hipertrofia (aumento da massa muscular) e melhora de performance em algum esporte, além do aumento da força muscular.Tanto os exercícios feitos na academia quanto na fisioterapia precisam ser supervisionados e orientados pelo profissional da área e do médico responsável para que seja construído uma ficha de treino com a finalidade de atender as necessidades do paciente com doença renal crônica. Portanto, devemos salientar que, nestes casos em que o rim está com as funções comprometidas, não se deve buscar treinos prontos na internet pois pode ser arriscado para a sua saúde física.

Onde o paciente renal crônico pode fazer fisioterapia?

A fisioterapia pode ser realizada na própria clínica especializada em nefrologia em que a pessoa faz sua diálise, em studios específicos, academias e até mesmo em sua própria residência com o auxílio e coordenação do fisioterapeuta responsável pelo tratamento. Na NefroClínicas, nós possuímos uma equipe de fisioterapeutas especializados e capacitados para atender pacientes em diálise. Através do acompanhamento, será possível monitorar a evolução individual de cada um, juntamente com os demais fatores pertinentes que merecem atenção do profissional quanto ao andamento da terapia renal substitutiva.

Como incluir a fisioterapia na rotina do paciente em hemodiálise?

Ao contrário da diálise peritoneal, onde é possível a execução em domicílio, a hemodiálise necessita que o indivíduo faça diretamente no hospital ou clínica especializada. As sessões normalmente são semanais e variam dependendo do estado clínico do paciente após a análise da sua gravidade feita pelo nefrologista, mas, geralmente são realizadas no mínimo 3 vezes por semana e com duração de aproximadamente 3 ou 4 horas por sessão para pacientes com insuficiência renal crônica.Esse compromisso de deslocamento até a clínica e o período em diálise, muitas vezes pode reduzir a disponibilidade do paciente em incluir a fisioterapia em sua rotina, porém, isso não irá impedi-lo de iniciar. Para isso, basta conversar com fisioterapeuta da clínica que o profissional irá realizar os trâmites necessários para dar início ao tratamento. Em algumas ocasiões, as sessões de fisioterapia são determinadas semanalmente e realizadas em conjunto com outros pacientes.Saiba mais sobre a hemodiálise: https://nefroclinicas.com.br/o-que-e-hemodialise-e-como-funciona/Thaís Branquinho, Fisioterapeuta da NefroClínicas Brasília, em trabalho com a nossa paciente durante a hemodiálise.

Se você busca por uma clínica especializada em Nefrologia que preza pela garantia de um atendimento ímpar durante toda a sua jornada enquanto usufrui dos nossos serviços, esse é o lugar ideal! Nosso objetivo é te proporcionar todo conforto e eficácia no decorrer dos tratamentos voltados para a perda da função renal, como as terapias renais substitutivas que integram a diálise peritoneal, hemodiálise, hemodiafiltração, transplante renal, tratamento conservador, dentre outros métodos de prevenção com a finalidade de assegurar a saúde dos seus rins.A NefroClínicas possui unidades espalhadas por 4 estados brasileiros! Se você se encontra nas regiões de Belo Horizonte-MG, Brasília-DF, Ipanema-DF ou São Luís-MA, venha nos visitar pois estamos prontos para te receber! Todas as clínicas detêm de uma estrutura completa, composta por um corpo clínico renomado juntamente com um time multidisciplinar especializado que inclui psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais.Oferecemos toda linha de cuidados relacionados à saúde dos rins, sempre zelando pelo carinho, atenção e acolhimento ao paciente portador da doença renal crônica que optou pela NefroClínicas como um lar onde ele poderá contar com uma experiência em nefrologia diferenciada. Proporcionamos aos nossos clientes, tratamentos completos e humanizados, além do programa diálise em trânsito, na qual o paciente poderá viajar sem precisar interromper o seu tratamento. Fornecemos todo conforto de uma clínica premium para o seu bem-estar, uma equipe de Enfermagem altamente capacitada e premiada pelo Coren-MG como destaque da Enfermagem de Minas Gerais por seu desempenho ao atender nossos pacientes e uma tecnologia de ponta em equipamentos de diálise para confirmar que o tratamento ocorra de uma maneira ainda mais eficiente e segura, trazendo melhor qualidade de vida a quem está conosco.Clique aqui e conheça nosso corpo clínico de todas as unidades.