Pronto para ser atendido com excelência?
A NefroClínicas está preparada para atendê-lo, agende já sua consulta.
Setembro Verde é o mês dedicado a conscientizar sobre a importância da doação de órgãos. Muitas pessoas querem doar, no entanto, sem a aprovação da família, a doação não pode acontecer. Isso vale mesmo para potenciais doadores.
Esse artigo visa informar as pessoas sobre como podemos ajudar muitas famílias. Conversar sobre a vontade de doar é muito importante e decisivo para a efetividade da doação.
O Brasil possui um dos maiores sistemas públicos de transplantes do mundo, com hospitais e equipes preparadas espalhadas pelo país. Mesmo assim, muitas pessoas ainda esperam na fila. Há uma grande diferença entre quem precisa de órgãos e o número de doadores disponíveis.
Em 2024, o ministério de saúde registrou que o sistema de transplante brasileiro bateu recorde. Foram cerca de 30.300 transplantes de órgãos e tecidos. Isso superou os números de 2023.
Mesmo assim, cerca de 78.000 pessoas continuam na fila de espera por transplante um órgão. Entre os que aguardam, 42.838 esperam por transplante de rins, 32.349 por uma córnea e 2.387 por fígado.
Estes números mostram que o sistema de transplantes no Brasil é respeitado no mundo. No entanto, ainda há muito espaço para crescer. Isso é especialmente verdade no envolvimento das famílias. Elas podem autorizar doações e ajudar a salvar muitas vidas.
Segundo o sistema nacional de transplantes, o processo de doação é complicado. Mesmo que alguém queira doar órgãos, a família decide.
Muitas famílias não estão prontas para essa decisão. Isso pode fazer com que elas recusem a doação, mesmo que o falecido tenha registrado seu desejo. Em situações de diagnóstico de morte encefálica, os médicos precisam do consentimento familiar para realizar a doação.
Por isso, é muito importante falar abertamente sobre o assunto com a família. Explique que a doação de órgãos é dar a chance de alguém viver. Esse diálogo aumenta a chance de que o desejo do doador seja atendido. Ele também ajuda a obter consentimento se houver um potencial doador.
No Brasil, não é necessário registrar formalmente a intenção de doar órgãos em documentos oficiais. O mais importante é a autorização da família. A comunicação sobre doação de órgãos garante que, em caso de morte, os órgãos possam ser utilizados para salvar outras vidas.
Somos conhecidos no mundo todo pela eficiência do nosso programa de transplantes. No entanto, ainda precisamos da conscientização da população e do consentimento das famílias para ter resultados melhores.
Existem diversas formas de contribuir:
Para a família, a decisão sobre a doação de órgãos pode ser um dos momentos mais difíceis. No entanto, respeitar a vontade de quem se foi é uma forma de transformar dor em esperança. O maior legado que alguém pode deixar é a chance de outra pessoa continuar vivendo.
Além disso,mesmo quando não houve uma conversa prévia sobre o tema, é importante que o familiar se abra para essa iniciativa.
Dizer "sim" à doação é um ato de amor que passa de geração para geração. Um único doador pode salvar até 8 pessoas. Isso dá a outras famílias a chance de ficar com seus entes queridos por mais tempo.
Na NefroClínicas realizamos significativamente mais transplantes em comparação a outras clínicas, reforçando nosso papel de destaque no cuidado ao paciente renal. Estamos na linha de frente porque acreditamos que o tratamento vai além da diálise. Acompanhamos todas as fases da jornada do paciente. Oferecemos suporte completo, humanizado e com tecnologia.
Não somos uma clínica de diálise, somos uma clínica com diálise. Nosso compromisso vai além, é focado no todo. A qualidade de vida e a continuidade do tratamento completo e humanizado são nossa prioridade.
Setembro Verde é mais do que uma campanha. É um convite para que a família decida sobre a doação de órgãos. Mesmo que a pessoa tenha manifestado o desejo de doar, sem o consentimento familiar a doação não acontece.
Conversar com parentes sobre o assunto faz toda a diferença. Com diálogo e informação, mais vidas podem ser salvas.
Estamos a disposição para orientação, e suporte multiprofissional. Estamos aqui para oferecer o melhor em cuidado renal. NefroClínicas, cuidar é nossa essência!
Inscreva-se para receber nossos artigos e publicações direto no seu e-mail