Blog
Nefrologia

Nefrologista da NefroClínicas fala ao Jornal Nacional sobre o transplante renal + Nefrologistas de Brasília realizam transplante em paciente de Taguatinga-DF

Compartilhe:

Na última quarta-feira (30/08/23), o programa Jornal Nacional, apresentado pela TV Globo, transmitiu uma reportagem sobre o recorde no Brasil em relação ao número de doadores de órgãos no primeiro semestre de 2023 e contou com a participação do renomado nefrologista da NefroClínicas Belo Horizonte, Dr Fabrício Marques.

Segundo dados do Ministério da Saúde apresentados na reportagem, são mais de 40.000 brasileiros à espera de uma doação de órgãos ou tecidos. Diante deste universo de pacientes, mais de 90% (37.000 pessoas) estão à espera de um rim. Esse número representa não só a importância deste nobre ato responsável por salvar a vida de tantas pessoas, mas também chama atenção sobre os cuidados necessários que contribuem para preservar saúde dos rins. Clique aqui para entender a importância dos rins para o funcionamento do corpo humano.

Nesta entrevista ao Jornal Nacional, Dr Fabrício Marques esclarece sobre os critérios de prioridade para receber o órgão, como a gravidade do diagnóstico e o tempo de espera na lista, (podendo variar entre um dia ou talvez anos), e também alerta sobre processo de inscrição para entrar na fila de transplante.

“O paciente pode se inscrever hoje na lista de transplante e ser contemplado amanhã ou essa contemplação pode demorar anos.” Dr Fabrício Marques Nefrologista da NefroClínicas BH

Crédito de imagem: TV Globo

Confira a matéria completa na Globoplay

Dentre as terapias renais substitutivas (diálise peritoneal, hemodiálise, hemodiafiltração e transplante renal), o transplante é uma das alternativas mais efetivas para proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas portadoras da doença renal crônica (DRC). No entanto, esse processo exige uma avaliação criteriosa junto aos médicos responsáveis pelo tratamento do paciente, visto que existem inúmeras ações e medidas a serem tomadas além da diálise convencional.

Mas como é feito o transplante de rim?

O transplante renal é realizado mediante a doação do órgão partindo de um doador vivo sem qualquer doença, não havendo exigência de relação com o paciente, ou de um doador falecido. Porém, neste último caso, a doação só poderá ser feita após a confirmação da morte encefálica, ou seja, morte causada pela perda irreversível e completa das funções do cérebro. Seguindo esses quesitos, é possível fazer o transplante caso a família do finado concorde e autorize que o procedimento seja feito.

O rim do doador é retirado em conjunto com uma porção da artéria, veia e ureter através de uma cirurgia no abdômen. Posteriormente, o órgão é inserido em um recipiente, as porções da veia e artéria são ligadas às veias e artérias do paciente receptor enquanto o ureter transplantado é ligado à sua bexiga. O sangue do doador será cruzado com um dos receptores da fila de transplante e aquele paciente que for compatível com o órgão disponível irá receber o rim.

Leia mais sobre transplante renal: https://nefroclinicas.com.br/transplante-renal-o-que-e-e-quando-e-indicado-para-pacientes-com-doencas-dos-rins/

Nefrologistas da NefroClínicas Brasília realizam transplante em paciente

Já que estamos falando sobre transplante, recentemente um de nossos pacientes divulgou na imprensa a sua alegria em receber um novo rim. O transplante aconteceu em Taguatinga-DF, no dia 26/08 (sábado) no Hospital Anchieta e foi coordenado pela nossa equipe local, sob responsabilidade dos médicos Dr Luiz Roberto e Dra Helen Siqueira, ambos nefrologistas da NefroClínicas Brasília.

Francisco Palhares, de 72 anos, paciente da unidade Brasília, entrou no centro cirúrgico do Hospital para receber um rim depois de quase dois anos na fila de transplante. A doadora foi sua filha, Cristiana Ferraz Palhares, de 43 anos. A cirurgia foi um sucesso e muito comemorada por todos do hospital, provocando momentos de muita emoção e gratidão por parte das enfermeiras, médicos, da doadora e do paciente receptor do rim.

Desta forma, o Grupo NefroClínicas mantém o seu compromisso com o cuidado e excelência no tratamento humanizado, focado inteiramente na saúde e o bem-estar integral dos pacientes. Confira o vídeo da matéria:

https://www.youtube.com/watch?v=D8PNEuGjrGM Leia a matéria na íntegra

Setembro Verde

O setembro verde é um mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos para transplantes. Esta campanha tem como objetivo principal educar a população sobre a relevância desse gesto altruístico e solidário, que pode salvar vidas e melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas em todo o mundo.

O Setembro Verde também visa desmistificar mitos e tabus relacionados à doação de órgãos. Muitas vezes, falta de informação e desinformação podem impedir que as pessoas tomem a decisão de doar, portanto, durante este mês, são realizadas campanhas educacionais, seminários, palestras e outras atividades para esclarecer dúvidas e dissipar medos infundados.

Apoie e participe do Setembro Verde, e junte-se ao movimento que salva vidas e oferece uma chance de recomeço a quem mais precisa.

Conheça a NefroClínicas

Oferecemos toda linha de cuidados relacionados à saúde dos rins, sempre zelando pelo carinho, atenção e acolhimento ao paciente portador da doença renal crônica que optou pela NefroClínicas como um lar onde ele poderá contar com uma experiência em nefrologia diferenciada. Proporcionamos aos nossos clientes, tratamentos completos e humanizados, além do programa diálise em trânsito, na qual o paciente poderá viajar sem precisar interromper o seu tratamento. Fornecemos todo conforto de uma clínica premium para o seu bem-estar, uma equipe de Enfermagem altamente capacitada e premiada pelo Coren-MG como destaque da Enfermagem de Minas Gerais por seu desempenho ao atender nossos pacientes e uma tecnologia de ponta em equipamentos de diálise para confirmar que o tratamento ocorra de uma maneira ainda mais eficiente e segura, trazendo melhor qualidade de vida a quem está conosco.

Se você busca por uma clínica especializada em Nefrologia que preza pela garantia de um atendimento ímpar durante toda a sua jornada enquanto usufrui dos nossos serviços, esse é o lugar ideal! Nosso objetivo é te proporcionar todo conforto e eficácia no decorrer dos tratamentos voltados para a perda da função renal, como as terapias renais substitutivas que integram a diálise peritoneal, hemodiálise, hemodiafiltração, transplante renal, tratamento conservador, dentre outros métodos de prevenção com a finalidade de assegurar a saúde dos seus rins.

A NefroClínicas possui unidades espalhadas por 4 estados brasileiros! Se você se encontra nas regiões de Belo Horizonte-MG, Nova Lima-MG, Brasília-DF, Ipanema-RJ, Barra da Tijuca-RJ ou São Luís-MA, venha nos visitar pois estamos prontos para te receber! Todas as clínicas detêm de uma estrutura completa, composta por um corpo clínico renomado juntamente com um time multidisciplinar especializado que inclui psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais.

Agende sua consulta

Compartilhe:

Assine nosso conteúdo, é grátis!

Inscreva-se para receber nossos artigos e publicações direto no seu e-mail

Ao se cadastrar para receber nossa newsletter você autoriza o recebimento de mensagens e está de acordo com a Política de Privacidade do Grupo Nefroclínicas.
Sua inscrição foi realizada com sucesso!
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o formulário