Blog
Dicas de prevenção

COVID-19 e Doenças Renais: Saiba Quais São os Riscos e Que Cuidados Tomar

Compartilhe:

O mundo inteiro está em alerta com a disseminação daCOVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. A pandemia gera preocupaçãoespecialmente nos grupos mais vulneráveis à doença, como idosos, diabéticos,hipertensos, pessoas com doença respiratória crônica ou insuficiência cardíacae renal.

Neste cenário, é fundamental recorrer a fontes confiáveis de informação e seguir as orientações de especialistas para evitar o contágio do coronavírus. Pensando nisso, a equipe da NefroClínicas traz esclarecimentos para as dúvidas mais recorrentes sobre os efeitos da COVID-19 em pessoas com doença renal crônica.

Pessoas com doença renal fazem parte do grupo de risco?

Em regra, pessoas com alteração na função dos rins apresentam fatores de risco para desenvolver formas sintomáticas da doença. Dentre esses fatores, destacam-se o diabetes, hipertensão arterial (pressão alta), doenças cardíacas e uso de medicamento que reduzem a imunidade (conhecidos como imunossupressores).

Quais medidas de segurança devo adotar?

As medidas de segurança são fundamentais para contenção dosurto de infecção. Dentre esses medidas reforçamos:

  • Higienização constante e rigorosa das mãos (comágua e sabão ou álcool 70%)
  • Não levar mãos ao rosto
  • Isolamento domiciliar (evitar, principalmente,aglomerações e hospitais)
  • Manter distância de pelo menos 1 metro depessoas, principalmente quando estiver espirrando ou tossindo
  • Evitar abraços, beijos e apertos de mão
  • Limpar com álcool objetos tocadosfrequentemente, como celular (para evitar danos ao aparelho, desligue-o parafazer a limpeza e opte por álcool isopropílico em vez de álcool em gel. Use umaflanela e nunca aplique o álcool diretamente no aparelho)

Também é importante atualizar as vacinas e, em caso de suspeita ou confirmação da COVID-19, não interromper a diálise. Outra medida fundamental é não se medicar sem orientação médica e não alterar as doses de seus remédios imunossupressores sem a orientação do seu nefrologista.

Devo me vacinar para a gripe comum durante o surto?

Em regra, a vacinação para influenza pode e deve ser recebida normalmente. Para mais esclarecimentos, entre em contato com a equipe NefroClínicas.

Recebi mensagens informando sobre o uso de medicamentos que podem controlar o vírus. Isso procede?

Não. Há inúmeras pesquisas relacionadas a potenciais medicamentos contra o vírus. Entretanto, ainda não há evidências científicas conclusivas sobre a segurança e eficácia de nenhum deles.

Os profissionais da NefroClínicas podem me orientar sobre o isolamento domiciliar?

Sim! Nossa equipe está preparada para todas as orientações relativas ao isolamento. Para entrar em contato, utilize o Alô, NefroClínicas, nossos telefones gerais e nossas redes sociais.

(31) 2515-6868

(31) 97102-6868 (WhatsApp)

Tinha consulta agendada nos próximos dias na NefroClínicas. Como devo proceder?

Como medida de proteção geral para nossos pacientes, aNefroClínicas suspenderá, temporariamente, o fluxo de consultas eletivas (nãourgentes). Entretanto, nosso atendimento não foi interrompido. Se você nãoestiver se sentido bem, entre em contato com seu médico assistente ou acesse oscanais de comunicação da NefroClínicas.

Conte com a NefroClínicas

Estamos à inteira disposição dos nossos pacientes nestemomento desafiador. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a nossaequipe.

Evitar a disseminação da doença é uma responsabilidade de todos. Faça a sua parte e conte conosco!

Rearview shot of a young woman working in a call centre

Compartilhe:

Assine nosso conteúdo, é grátis!

Inscreva-se para receber nossos artigos e publicações direto no seu e-mail

Ao se cadastrar para receber nossa newsletter você autoriza o recebimento de mensagens está de acordo com a Política de Privacidade do Grupo Nefroclínicas.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.