Blog
Dicas de prevenção

A dieta pode ajudar a proteger contra a perda na função dos rins?

Compartilhe:

A receita para uma vida saudável não é nada secreta: atividade física e uma alimentação balanceada são essenciais para manter a saúde do corpo, inclusive dos rins! Por isso, a resposta é sim, a dieta ajuda na prevenção da perda renal.

Antes de falarmos sobre o tema deste artigo, você precisa saber que cada indivíduo possui necessidades particulares, a serem definidas por um especialista a partir da análise rigorosa da história e exames do cliente. Também é importante lembrar que a privação de determinados alimentos pode ser tão danosa quanto o consumo excessivo. Antes de fazer qualquer mudança na sua alimentação, consulte um especialista.

Fatores de risco da doença renal

Para evitar a doença renal, primeiro é preciso conhecer os fatores de risco que podem levar a esse diagnóstico. Os principais são: 

  • Hipertensão arterial;
  • Diabetes
  • Histórico familiar de doença renal.

Sabendo disso, você pode concluir que o consumo de alimentos que causam hipertensão e diabetes também pode levar ao desenvolvimento de doenças renais. 

E qual é o primeiro alimento que vem à mente quando pensamos em hipertensão? Isso mesmo, o sal! E quando pensamos em diabetes? Açúcar(glicose+frutose). Assim, é fundamental evitar o consumo excessivo desses dois ingredientes. Uma boa dica é preparar as próprias refeições para você conseguir controlar o tempero.

Evite os excesso de alguns alimentos

Alimentos industrializados, como carnes processadas (salsicha, linguiça, presunto, nuggets etc.), biscoitos, sucos em pó, entre outros, estão repletos de sódio. Além disso, alimentos processados perdem as características naturais e nutricionais, com misturas químicas que melhoram o sabor e aumentam o tempo de conservação do alimento. O preço desse “excesso”de sabor é alto: esses componentes químicos sobrecarregam os rins. Evite ao máximo!

E se você pensa que só as sobremesas têm açúcar, está muito enganado. Seus ingredientes, frutose e glicose, estão presentes em quase tudo, principalmente nos industrializados e alimentos ricos em carboidratos como pães, massas, bolos, arroz, pizzas, batatas, tapioca... 

Por outro lado, as verduras, legumes, peixe, frango, ovos e carnes estão na lista dos alimentos que podem ajudar a preservar os rins. E, claro, muita água! Nada de substituir a água por refrigerantes ou sucos. 

Mas espere aí... carne não faz mal para os rins?! Vamos falar mais sobre isso!

Comer muita proteína faz mal para os rins?

Você já deve ter ouvido falar que comer muita proteína lesa os rins, já que eles estão diretamente envolvidos no metabolismo desse macronutriente. Mas será mesmo que uma dieta rica em proteína piora a função renal em uma pessoa com rins sadios? 

A resposta é não! Segundo o dr. José Neto, nefrologista e sócio fundador da NefroClínicas, quando os rins estão seriamente acometidos, eles podem não conseguir metabolizar uma quantidade maior de proteínas, mas isso não significa que esse macronutriente seja a causa do problema. 

Como vimos anteriormente, pacientes chegam às fases finais da doença renal crônica e necessitam de terapias substitutivas por duas causas principais: hipertensão arterial sistêmica(HAS), a famosa pressão alta e o diabetes mellitus (DM). Seguem-se doenças familiares como nefrites e doenças císticas.

E proteínas e carboidratos?

Assim, restringir o consumo de proteínas pode ser benéfico para pacientes com disfunção renal mais grave. Apesar disso, não existe evidência suficiente para determinar que isso seja uma regra para todos. Então, para ficar claro: o tema deste artigo é prevenir a doença renal, não controlar. Para pacientes com o diagnóstico confirmado, as recomendações são diferentes e, mais importante, individuais!

E os carboidratos? Aí temos uma certeza: os diabéticos e, de modo mais amplo, os portadores de síndrome metabólica com sua resistência insulínica, se beneficiam da redução de carboidratos na sua dieta. Consequentemente, os danos causados pela diabetes, como a lesão renal, são atenuados com o consumo reduzido de carboidratos.

Quer mais dicas nutricionais e receitas saudáveis?

Siga a NefroClínicas nas redes sociais! Nossa nutricionista sempre compartilha receitas deliciosas e nutritivas para ajudar você a manter uma alimentação leve, equilibrada e muito saborosa!

Você também pode agendar uma consulta! Na NefroClínicas, acreditamos no papel da comida de verdade como uma medida básica em termos de prevenção e tratamento de doenças. Por isso, nosso corpo clínico conta com uma equipe de nutrição que oferece atendimento individualizado, tanto para pacientes que desejam controlar a doença renal quanto para os que querem prevenir.
Entre em contato para saber mais!




Compartilhe:

Assine nosso conteúdo, é grátis!

Inscreva-se para receber nossos artigos e publicações direto no seu e-mail

Ao se cadastrar para receber nossa newsletter você autoriza o recebimento de mensagens está de acordo com a Política de Privacidade do Grupo Nefroclínicas.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.