11/10 - Dia Nacional de Prevenção da Obesidade: O que a obesidade pode causar nos rins?

O Dia Nacional de Prevenção da Obesidade é uma data importante com o objetivo de alertar sobre os diferentes riscos que a doença apresenta e conscientizar sobre a importância dos cuidados com o corpo para a prevenção. A obesidade é um dos grandes problemas de saúde pública mundial. Segundo o Atlas Mundial da Obesidade 2022, o Brasil terá quase 30% de adultos obesos em 2030. No mundo todo, o excesso de peso deve atingir cerca de 1 bilhão de pessoas até 2030. Essa pesquisa foi realizada pela Federação Mundial da Obesidade, sociedade voltada para a redução e tratamento da doença.Não é novidade para ninguém que esse problema é um fator de risco para o avanço de uma série de condições, principalmente problemas relacionados à diabetes, doenças cardiovasculares e doenças renais. Antes de aprofundarmos sobre essa relação, é necessário entendermos um pouco sobre o que consiste a doença renal crônica e como ela afeta o nosso organismo.Esta doença é caracterizada pela diminuição lenta e progressiva (por meses ou anos) da função dos rins, ou seja, na capacidade do órgão em filtrar as toxinas encontradas no sangue. Para compreendermos de fato sobre a gravidade dessa condição, segundo dados apontados pela SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia), uma a cada 10 pessoas no mundo corre risco de ter problemas renais. Em números, os dados indicam que o Brasil possui aproximadamente 140 mil pacientes em estados mais graves da doença renal crônica e consequentemente necessitando de algum método de diálise. E não é somente isso, ainda de acordo com a SBN, a estimativa é que em 2040, a doença seja a 5ª maior causa de morte no mundo.Essas informações comprovam a magnitude desse problema e a importância da prevenção e cuidado relacionados a saúde dos nossos rins, órgão FUNDAMENTAL para o funcionamento adequado do nosso organismo.

Mas afinal, qual a ligação entre a doença renal crônica e obesidade?

Assim como dito no início da leitura, a obesidade é um grande fator de risco no desenvolvimento da doença renal crônica. Aspectos dietéticos, incluindo alguns padrões alimentares, são identificados como possíveis causas para esse problema. Isso porque, em indivíduos afetados pela obesidade, ocorre a hiperfiltração, ou seja, o desempenho de maneira intensa da função dos rins por conta do alto índice de massa corporal, ocorrendo uma sobrecarga ao órgão. Esse quadro geralmente ocorre quando os rins são exigidos a fazer a filtragem do sangue acima dos níveis considerados “normais” para assegurar as demandas metabólicas geradas pelo excesso de massa corpórea.Pessoas que apresentam níveis de gordura acima dos padrões considerados “normais”, como sobrepeso ou obesidade, possuem entre duas e sete vezes mais chances de ter colapso dos rins, ou seja, quando a pressão alta leva ao estreitamento dos vasos do órgão e os nefrons (estrutura responsável pela formação da urina) vão sendo destruídos de forma progressiva por falta de irrigação, provocando graves casos de doenças renais. Não sendo o suficiente, além da obesidade causar o avanço da doença renal crônica, ela também pode influenciar outros fatores, por predispor à nefropatia diabética, nefroesclerose hipertensiva e glomeruloesclerose segmentar e focal. Ambas as condições manifestam com o agravamento da insuficiência renal.Por conta disso, a probabilidade de o indivíduo desenvolver diabetes tipo 2 e problemas cardíacos, como a alteração pressão arterial, aumenta consideravelmente, assim como as lesões renais agudas. Portanto, a prevenção é primordial! Além de manter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos com regularidade e realizar avaliações do estado nutricional, é fundamental seguir a dieta prescrita pelo nutricionista, com possibilidade de ajustes de acordo com o atual estado clínico do paciente.https://www.youtube.com/watch?v=mUb4YsY-iKIConfira o vídeo da nutricionista da NefroClínicas BH, Isis Oliveira, e entenda como hábitos alimentares podem se tornar um fator de risco para doenças renais.A NefroClínicas dispdispõe de uma equipe multidisciplinar altamente qualificada para te atender. Para agendar sua consulta é muito simples, basta nos enviar uma mensagem pelo whatsapp e te indicaremos o profissional mais adequado.Agendar consulta

Qual a dieta para o paciente com doença renal crônica?

É importante se atentar às necessidades adotadas para cada tipo de paciente. Para aqueles que já apresentam insuficiência renal crônica (IRC) e são submetidos a diálise através das terapias renais substitutivas (Hemodiálise, Hemodiafiltração e Diálise Peritoneal) é necessário ter cuidado com alimentos ricos em potássio, pois podem causar cãibras, fraqueza muscular e até mesmo arritmias cardíacas. O fósforo é outro elemento comumente observado, pois junto com o cálcio, ele auxilia na saúde dos ossos. Seu excesso no organismo pode causar coceira e fraqueza nos ossos. A ingestão proteica deve ser controlada, isso porque, níveis elevados de proteína podem elevar a ureia e causar sintomas como náuseas, vômitos e falta de apetite.Contudo, listaremos alguns alimentos importantes para implementar na sua rotina e auxiliar no cuidado e saúde dos seus rins.

Verduras e legumes

• Alface
  • Abóbora
  • Abobrinha
  • Almeirão
  • Brócolis
  • Cenoura
  • Couve-flor
  • Quiabo

Frutas com baixo teor de potássio

• Abacaxi
  • Maçã
  • Banana-maçã
  • Caju
  • Laranja

4 alimentos que causam obesidade e problemas nos rins

Confira 4 alimentos que causam obesidade e por consequência, comprometem o funcionamento de vários de nossos órgãos, inclusive os rins. Consumindo esses alimentos em excesso, o processo ocorre da seguinte maneira: sobrepeso, obesidade, comorbidades (em especial a hipertensão e diabetes) e por final, a doença renal crônica.

• Bebidas açucaradas
  • Biscoito recheado
  • Frituras
  • Fast Food

Se você se preocupa com a sua saúde física e renal, é fundamental se atentar aos seus hábitos alimentares e principalmente agendar uma consulta com o seu nutricionista para que seja possível prescrever uma dieta que te promova melhor saúde e bem-estar, considerando todas as suas individualidades e necessidades.Agendar consultahttps://www.youtube.com/watch?v=LwgLvzD53YoQue tal tornar suas refeições mais saudáveis e saborosas? Confira algumas sugestões que nossos nutricionistas prepararam para que você possa substituir os alimentos industrializados pelos saudáveis.

Como prevenir a doença renal crônica?

É importante listarmos algumas práticas que colaboram com a prevenção da doença renal, afinal, existem fatores de risco responsáveis por desenvolver algum tipo de problema para os rins. Evitar ou tratar esses fatores é a única forma de prevenção, além de contribuírem consideravelmente tanto para a sua saúde renal quanto física. Essas práticas recomendadas incluem:

• Fazer exercícios físicos regulares
  • Evitar o excesso de sal, carne vermelha e gorduras
  • Controle de peso corporal
  • Controle da pressão arterial
  • Controle do colesterol e glicose
  • Não fumar
  • Não abusar de bebidas alcóolicas
  • Evitar uso de anti-inflamatórios não hormonais
  • Ter cuidados com quadros de desidratação
  • Realizar exames laboratoriais regulares
  • Consultar regularmente seu médico nefrologista
  • Não fazer uso de medicamentos sem prescrição médica

Idosos, portadores de doenças cardiovasculares e pessoas que possuem histórico familiar de doenças renais, apresentam maiores possibilidades de desenvolver algum problema nos rins. Contudo, é importante agendar uma consulta com o médico nefrologista para que seja investigado, assim como a realização de exames específicos.Quais exames seriam esses? Para entender melhor sobre um dos principais exames que detectam alterações renais,acesse nosso texto: https://nefroclinicas.com.br/creatinina-o-que-e-o-que-faz-e-quando-o-exame-e-indicado/

O que você come hoje pode prejudicar os seus rins amanhã

A resposta é SIM! Nossa alimentação está completamente associada à saúde dos nossos rins. Para aquelas pessoas que não sofrem com nenhuma doença renal, não existe uma restrição alimentar específica, porém é essencial definir uma rotina alimentar equilibrada e saudável para preservar a sua função renal e controlar os fatores de risco.

Uma dieta de qualidade é capaz de minimizar os danos causados pela falta da filtragem dos excessos e impurezas encontradas no sangue e deixam de controlar a quantidade de minerais como sódio, potássio, fósforo e cálcio. Portanto, é muito importante se atentar aos alimentos que possam prejudicar o funcionamento do seu organismo nesse momento.

É fundamental adotar uma dieta que possa suprir todas as necessidades para manutenção da homeostasia do organismo e com isso auxiliar no bom funcionamento renal. Contudo, é importante incluir e excluir alguns hábitos alimentares para auxiliar em todo o processo.

Esse procedimento demanda acompanhamento constante de uma equipe multidisciplinar e muito empenho por parte do paciente. Portanto, nós da NefroClínicas, estamos à disposição para te ajudar nessa reeducação alimentar e temos profissionais prontos para organizar a melhor dieta para sua atual condição e promover melhor saúde renal. Recomendamos realizar esse acompanhamento nutricional para que os seus rins recebam o melhor tratamento possível!

Se você tem dúvidas sobre assuntos relacionados a obesidade, doenças renais, tratamentos voltados a terapias renais substitutivas como diálise peritoneal, hemodiálise, hemodiafiltração ou transplante renal, entre outras formas de prevenção para garantir a saúde dos seus rins, a NefroClínicas possui unidades espalhadas por 4 estados brasileiros! Todas as clínicas possuem uma estrutura completa, composta por um corpo clínico multidisciplinar especializado. Oferecemos toda linha de cuidados relacionados à saúde dos rins, sempre prezando pelo carinho, atenção e acolhimento ao paciente portador da doença renal crônica que optou pela NefroClínicas como o lar onde ele poderá contar com um atendimento ímpar durante toda sua jornada enquanto usufrui dos nossos serviços. Proporcionamos aos nossos pacientes, tratamentos completos e humanizados, além do programa diálise em trânsito, na qual o paciente poderá viajar sem precisar interromper o seu tratamento. Fornecemos todo conforto de uma clínica premium, uma equipe de enfermagem altamente capacitada e premiada pelo Coren-MG ao seu desempenho para atender nossos pacientes e uma tecnologia de ponta para garantir que o tratamento ocorra de uma maneira ainda mais eficaz afim de trazer melhor qualidade de vida do nosso cliente.Clique aqui e conheça nosso corpo clínico de todas as unidades. Estamos prontos para te receberAgendar consulta