Tratamento conservador

O que é Tratamento conservador?

O tratamento conservador é uma linha de cuidados focada na prevenção de doenças renais, buscando manter a saúde dos rins e evitar a progressão da doença renal crônica e também a necessidade de diálise.

A NefroClínicas é uma referência nesse modelo de cuidado, reconhecida internacionalmente após conquistar o prêmio VBHC de Saúde Baseado em Valor, realizado no Canadá. Sendo a única clínica de nefrologia, escolhida entre as 5 empresas de toda a América para apresentar o seu programa de cuidado do paciente renal.

Como funciona o tratamento?

O tratamento conservador se concentra em intervenções médicas que ajudam a controlar fatores de risco de doenças renais, como hipertensão e diabetes, uso de medicamentos, monitoramento da função renal, além de promover hábitos saudáveis. Contribuindo para o retardo do avanço da doença renal crônica.

Os métodos são diversos e determinados pelo nefrologista responsável pelo atendimento, priorizando as necessidades e individualidades de cada paciente.

Tratamento conservador e seus benefícios.

Evita a avanço da doença renal crônica

O tratamento ajuda a desacelerar a progressão da doença renal.

Não necessita de diálise

Com a doença renal controlada, o paciente pode seguir o tratamento sem necessidade diálise.

Controle de sintomas

Alivia os principais sintomas da doença renal, proporcionando mais bem-estar ao paciente.

Gerenciamento de fatores de risco

Mantém fatores como pressão arterial e diabetes sob controle, reduzindo complicações.

Benefícios, riscos e cuidados.

O tratamento conservador é uma opção viável para pacientes diagnosticados com doença renal crônica, especialmente nos estágios 2, 3 e 4. Essa abordagem pode ser considerada,especialmente para aqueles que desejam evitar procedimentos mais invasivos,como alguma opção de diálise, ou que não são candidatos ideais para transplante renal.

A decisão de adotar o tratamento conservador deve ser feita de forma individualizada pelo nefrologista responsável pelo tratamento,considerando a condição clínica do paciente e suas preferências.

Agende sua consulta na Nefroclínicas

Na Nefroclínicas, você pode agendar uma consulta online
ou presencial de forma prática e rápida.

Conheça também:

O transplante renal é um procedimento cirúrgico que consiste na substituição de um rim doente por um rim saudável de um doador.

A hemodiafiltração combina a hemodiálise e filtração, removendo toxinas e líquidos do sangue deforma mais eficaz.

A hemodiálise é um tratamento que substitui a função dos rins afetados, filtrando e limpando o sangue do paciente.

A diálise peritoneal permite que o paciente realize o tratamento no conforto de sua casa, de uma forma tranquila e segura.