O que é Hemodiálise?

A hemodiálise é um tratamento para pacientes com doença renal crônica que ajuda a filtrar o sangue quando os rins não conseguem mais realizar essa função. Nesse processo, uma máquina retira as toxinas e o excesso de líquidos do organismo, proporcionando mais qualidade de vida para o paciente renal.

O processo ajuda a manter o equilíbrio de minerais e eletrólitos no organismo do paciente renal.

Como funciona o tratamento?

Na hemodiálise, o sangue do paciente passa por um filtro que remove toxinas e o excesso de líquidos. Um acesso vascular é criado para conectar o paciente à máquina de hemodiálise, onde o sangue é bombeado para um filtro, chamado de dialisador, que age como um “rim artificial”.

Esse filtro limpa o sangue,removendo toxinas e equilibrando eletrólitos, como sódio e potássio. O sangue éentão devolvido ao corpo. Todo o processo é supervisionado por um nefrologista,que ajusta o tratamento renal conforme necessário.

Hemodiálise e seus benefícios.

Redução dos sintomas

Ajuda na melhora dos sintomas da doença renal crônica.

Melhora da qualidade de vida

Devido à diminuição dos incômodos provocados pela doença renal.

Controle da pressão arterial

Ajuda a remover o excesso de líquidos e estabilizar a pressão arterial.

Flexibilidade para viagens

O paciente pode viajar e continuar o tratamento sem interrupções.

Benefícios, riscos e cuidados.

Uma pessoa pode precisar fazer hemodiálise quando seus rins não conseguem filtrar adequadamente o sangue devido a condições como a doença renal crônica. Essa insuficiência renal pode causar o acúmulo de toxinas e excesso de fluidos no corpo.

O nefrologista avaliará a função renal do paciente e, se necessário, irá recomendar a hemodiálise ou outro método de diálise. A hemodiálise irá remover impurezas, equilibrar eletrólitos e controlar a pressão arterial, garantindo a saúde e qualidade de vida do paciente.

Agende sua consulta na Nefroclínicas

Na Nefroclínicas, você pode agendar uma consulta online
ou presencial de forma prática e rápida.

Conheça também:

O tratamento conservador é uma abordagem focada na prevenção e controle da progressão de doenças renais.

O transplante renal é um procedimento cirúrgico que consiste na substituição de um rim doente por um rim saudável de um doador.

A hemodiafiltração combina a hemodiálise e filtração, removendo toxinas e líquidos do sangue deforma mais eficaz.

A diálise peritoneal permite que o paciente realize o tratamento no conforto de sua casa, de uma forma tranquila e segura.