Quem tem problema de rins pode fazer atividade física?

Garantir o bom funcionamento do organismo depende de uma série de fatores como alimentação, descanso regenerativo e bons hábitos, além de manter a prática frequente de exercícios físicos que contribui não só com o estímulo do sistema circulatório e respiratório, mas também a melhoria da mobilidade, fortalecimento dos músculos e aumento da qualidade de vida a todos que praticam.Em um estudo publicado na revista médica, British Journal of Sports Medicine, feito pela Universidade Chinesa de Hong Kong em 2020, 199.421 taiwaneses com a faixa etária entre 20 anos, foram avaliados mediantes aos seus hábitos diários de atividades físicas e função renal durante quatro anos. Através do resultado, concluiu-se que a probabilidade de pessoas sedentárias serem diagnosticados com doença renal crônica era quase 10% maior em comparação com aqueles que tinham uma vida ativa. A recomendação desse hábito é indicada para pessoas diagnosticadas ou não com a insuficiência renal, no entanto, ainda existem resistências por parte de alguns pacientes renais em implementar o exercício físico em sua rotina devido a várias condições provocadas pela doença, como cansaço excessivo, fadiga, fraqueza muscular por conta das alterações no metabolismo ósseo, falta de ar em alguns momentos e outros sintomas que podem interferir na execução dessa prática.Mesmo com todas as vantagens, ainda existem dúvidas sobre esse assunto por parte dos pacientes, até mesmo por falta de conhecimento. Portanto, pensando em esclarecer todas as informações necessárias sobre esse hábito tão importante para a saúde de quem tem (ou não) doença nos rins, neste texto, iremos falar sobre a importância e todos os benefícios dessa atividade na rotina.

Quem faz hemodiálise pode fazer exercícios físicos?

Pacientes portadores da doença renal crônica, especialmente aqueles que estão sob hemodiálise, inevitavelmente apresentam algumas limitações referentes aos exercícios físicos.Em um contexto geral, a resposta para essa pergunta é “SIM!”. Mesmo que em menor intensidade, a prática de exercícios físicos é fundamental para a qualidade de vida do indivíduo portador de doenças renais. Afinal, o sedentarismo é um problema de saúde pública e pode causar sérias complicações em QUALQUER PESSOA, apresentando alguma lesão nos rins ou não. Mais abaixo iremos falar sobre as recomendações e cuidados que o paciente em hemodiálise precisa ter durante a prática do esporte para não prejudicar o tratamento. Continue conosco para saber.https://www.youtube.com/watch?v=QpMp9TLYlM8Nosso médico Nefrologista e Diretor de Ensino, Dr. José Neto, respondeu essa pergunta e deu algumas recomendações importantes.

Quais os benefícios que a atividade física trás para pacientes com doenças renais?

Além de proporcionar bem-estar por conta do hormônio da endorfina liberado durante a prática da atividade física, esse hábito ajuda a controlar fatores de risco que contribuem com o avanço da doença renal crônica. Podemos citar:

• Controle da diabetes
  • Equilíbrio dos níveis de glicose
  • Regular a pressão arterial
  • Acelerar o metabolismo do corpo
  • Previne a obesidade
  • Fortalece a musculatura cardíaca
  • Evita o desenvolvimento de complicações cardíacas
  • Favorece a saúde mental

Sabemos que, uma vez que o paciente foi diagnosticado, a doença renal pode causar a perda lenta e progressiva do funcionamento dos rins. Portanto, o exercício físico favorece de maneira considerável a preservação das funções do órgão, juntamente com a dieta adequada prescrita pelo nutricionista e outros fatores interligados. Clique aqui e saiba mais são essas funções!

Quais os melhores exercícios para pacientes com doenças renais?

Evidentemente, antes de mais nada, é necessária a avaliação clínica do médico nefrologista para que seja feita uma análise individual do paciente, e assim, determinar o tipo de esporte mais adequado, limite de intensidade, tempo, dentre outros fatores determinantes para implementar esse hábito em sua rotina.Quer um exemplo? Uma simples caminhada de 30 minutos, 3 vezes por semana, pode fazer toda a diferença tanto no tratamento quanto para o bem-estar e condição física do paciente. Andar de bicicleta e levantamento de peso com cargas leves também são boas opções de maneira geral.Mas é importante deixar claro que, ao estabelecer esse hábito, ele precisa ser feito conforme a regularidade e modalidade esportiva apropriada definida pelo médico para obter o resultado esperado e não deixar que se torne uma prática esporádica.

Cuidados ao praticar atividades físicas

Ficou mais que evidente através do conteúdo que apresentamos neste texto, que a atividade física constante é fundamental neste cenário em que a pessoa sofre com a perda da função renal e precisa de tratamento para suprir as responsabilidades do órgão. Porém, não podemos deixar de destacar que, os cuidados variam conforme ou grau e tipo da enfermidade, estado clínico e particularidades do paciente, ou seja, as orientações relacionadas às atividades físicas em indivíduos diagnosticados com doença renal crônica sob diálise podem ser diferentes daqueles que apresentam quadros de cálculo renal. Esses cuidados incluem por exemplo, o tipo de exercício, movimentação e hidratação, uma vez que, o esforço provocado pelo exercício acarreta em maiores transpirações e consequentemente a necessidade de se hidratar mais.

“Mas como devo me hidratar, sendo que não posso beber muita água diariamente?”

Pois bem, vamos responder essa pergunta logo abaixo.

Como beber água na insuficiência renal?

A restrição no consumo de água em pacientes cominsuficiência renalé maior, em comparação com as pessoas que não possuem essa condição. Devido adisfunção dos rinscausar a diminuição na produção de urina, a ingestão de líquidos gera o seu acúmulo no organismo, uma vez que o órgão não consegue exercer suasfunções básicas, como a eliminação dos resíduos tóxicos pela própria urina. Sendo assim, é necessário que opaciente renalse atente na quantidade de água a ser ingerida.Geralmente, a recomendação é que os indivíduos que possueminsuficiência renalbebam cerca de 2 a 3 copos de 200ml contendo água ou outro líquido (que não seja prejudicial para a saúde do paciente), somando ao volume de urina eliminado no dia. Ou seja, se a pessoa urina 700ml em um dia, ele poderá beber essa mesma quantidade de água, somando mais 600ml no máximo.Mas essa orientação pode variar de acordo com o estilo de vida de cada paciente e alguns fatores climáticos. Isto é, atividades físicas, clima da cidade em que o mesmo reside e atividades rotineiras que exigem esforço a ponto de provocar transpiração, podem interferir nessa contabilização. Portanto, a quantidade ideal de líquido que o paciente pode beber é determinada pelomédico nefrologistaounutricionistaresponsável pelotratamento renaldo paciente. Essa análise pode ser feita por meio do exame clearance de creatininaem que é possível identificar afunção renal, assim como a capacidade dosrinsfiltrarem os líquidos do corpo.Clique aquie saiba mais sobre o exame de creatinina.Mas porque aqueles que possueminsuficiência renale se submetem a algum método dediálise,não se pode beber muita água? Antes de mais nada, é importante dizermos que quando nos referimos a “água”, não quer dizer que o paciente renal necessariamente precisa se limitar apenas ao consumo de água, e sim, também dos outros demais líquidos como sucos, chás, entre outros.Leia este texto que publicamos e saiba mais: https://nefroclinicas.com.br/hidratacao-no-verao-por-que-o-paciente-renal-nao-pode-beber-muita-agua/https://www.youtube.com/watch?v=NKHtqPYYouA&t=180sPara finalizar esse conteúdo, recomendamos que assista essa live super interessante onde nosso Diretor de Ensino, Dr. José Neto, conversou com o Educador Físico Rafael Lund, sobre a importância do esporte na rotina do paciente renal.

Se você busca por uma clínica especializada em Nefrologia que preza pela garantia de um atendimento ímpar durante toda a sua jornada enquanto usufrui dos nossos serviços, esse é o lugar ideal! Nosso objetivo é te proporcionar todo conforto e eficácia no decorrer dos tratamentos voltados para aperda da função renal, como as terapias renais substitutivas que integram adiálise peritoneal,hemodiálise,hemodiafiltração,transplante renal,tratamento conservador, dentre outros métodos de prevenção com a finalidade de assegurar a saúde dos seus rins.A NefroClínicas possui unidades espalhadas por 4 estados brasileiros! Se você se encontra nas regiões de Belo Horizonte-MG, Brasília-DF, Ipanema-DF ou São Luís-MA, venha nos visitar pois estamos prontos para te receber! Todas as clínicas detêm de uma estrutura completa, composta por umcorpo clínicorenomado juntamente com um time multidisciplinar especializado que inclui psicólogos,nutricionistase assistentes sociais.Oferecemos toda linha de cuidados relacionados à saúde dos rins, sempre zelando pelo carinho, atenção e acolhimento ao paciente portador dadoença renal crônicaque optou pela NefroClínicas como um lar onde ele poderá contar com uma experiência em nefrologia diferenciada. Proporcionamos aos nossos clientes, tratamentos completos e humanizados, além do programadiálise em trânsito, na qual o paciente poderá viajar sem precisar interromper o seu tratamento. Fornecemos todo conforto de uma clínica premium para o seu bem-estar, umaequipe de Enfermagem altamente capacitada e premiada pelo Coren-MG como destaque da Enfermagem de Minas Geraispor seu desempenho ao atender nossos pacientes e uma tecnologia de ponta em equipamentos de diálise para confirmar que o tratamento ocorra de uma maneira ainda mais eficiente e segura, trazendo melhor qualidade de vida a quem está conosco.Clique aquie conheça nosso corpo clínico de todas as unidades.