Tratamento Conservador da Doença Renal. O Que é?

TRATAMENTO CONSERVADOR DA DOENÇA RENAL - O QUE ISSO SIGNIFICA E COMO A NEFROCLÍNICAS PODE TE AJUDAR?

Em regra, quando se fala em perda da função pensa-se logo em diálise ou transplante renal. De fato, essas são alternativas de tratamento para os estágios mais avançados da doença. Entretanto, não se deve esperar que a perda de função dos rins chegue em nível crítico para pensarmos em cuidados preventivos e tratamento precoce. A ciência em torno das doenças renais tem evoluído muito nos últimos anos e, cada vez mais, o foco tem sido a prevenção. Há inúmeras medidas preventivas capazes de retardar ou até mesmo prevenir a perda da função dos rins. O conjunto dessas medidas é chamado de TRATAMENTO CONSERVADOR DA DOENÇA RENAL CRÔNICA. A NEFROCLÍNICAS, alinhada com sua missão de promover a saúde renal, criou o Programa de prevenção Nefroclinicas.

PROGRAMA DE PREVENÇÃO NEFROCLÍNICAS

O programa baseia-se em ciclos de cuidados divididos em 3 etapas: Etapa 1: Identificação do problema clínico e elaboração de plano de cuidado individualizado, com metas assistenciais pré definidas

Etapa 2: Monitorização do percurso assistencial com ferramentas de gestão ativa da evolução clínica e uso de ferramentas inovadores de suporte tecnológico (destaque para TELEMEDICINA E TELEMONITORAMENTO)

Etapa 3- Verificação dos resultados obtidos e ajuste das metas assistenciais (serão utilizadas ferramentas de gestão da qualidade elaboradas especificamente para o Programa).

Embora centrado no contato humano individualizado, na escuta ativa e atendimento multidisciplinar, o PROGRAMA também utiliza ferramentas digitais capazes de otimizar nossas linhas de cuidado assistenciais. O bom emprego desses recursos pode ajudar muito na efetividade das medidas de promoção da saúde e prevenção de doenças. Dentre as várias ferramentas digitais utilizadas pelo PROGRAMA DE PREVENÇÃO NEFROCLÍNICAS, destacamos nossa plataforma de atendimento remoto.

Trata-se de recurso tecnológico intuitivo, de fácil aplicação e que pode ser utilizado em 2 estratégias básicas:

Estratégia 1: Atendimento médico remoto (TELEMEDICINA)

Estratégia 2: Acompanhamento multidisciplinar remoto(TELEMONITORAMENTO)

A medicina tem se desenvolvido num ritmo rápido, com crescimento exponencial de publicações científicas e desenvolvimento de novas tecnologias. Na ciência renal isso não é diferente. A eficácia de medidas de prevenção tem sido demonstrada em inúmeros estudo científicos de relevância. A combinação da boa nutrição, práticas orientadas de atividades físicas, saúde do sono, gerenciamento do stress e uso judicioso de medicamentos têm trazido resultados animadores na manutenção ou até mesmo recuperação da saúde renal.

O grupo NefroClínicas desenvolveu seu PROGRAMA DE PREVENÇÃO baseado nas mais robustas evidências científicas, sem deixar de lado os aspectos da individualidade, acolhimento, escuta ativa e atendimento multi disciplinar.

Faça contato com o Alô NefroClínicas e venha conhecer esse PROGRAMA. Surpreenda-se com o poder da PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE!