Blog
Institucional

Semana da Enfermagem: A melhor equipe de Enfermagem de Minas Gerais!

Compartilhe:

O que é a semana da Enfermagem e qual o seu objetivo?

O dia internacional da Enfermagem e do Enfermeiro é comemorado entre os dias 12 e 20 de maio, em homenagem a Florence Nightingale, fundadora e considerada a mãe da Enfermagem moderna. Florence nasceu em Florença/Itália no dia 12 de maio de 1820 e faleceu no ano de 1910 em Londres/Inglaterra, vítima de um colapso severo, hoje conhecido como uma infecção chamada brucelose ou febre mediterrânea. A enfermeira foi pioneira no tratamento dos feridos nas batalhas, se tornando a enfermeira-chefe do corpo de enfermagem britânico pelo seu desempenho na atuação da Guerra da Crimeia (1853 a 1856). A batalha foi causada por um conflito envolvendo de um lado o Império Otamano (atual Turquia), Grã-Bretanha, França, Reino da Sardenha e do outro o Império Russo, saldando-se derrotada.

Já no dia 20 de maio é em comemoração aos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, desta vez em tributo a Ana Néri (1814-1880), pioneira da enfermagem no Brasil e conhecida como a “mãe dos brasileiros”. Seu legado é apontado na história como heroína do país, por ser a primeira enfermeira brasileira que se alistou voluntariamente na Guerra do Paraguai (1864 a 1870), prestando serviços para atuar nos hospitais militares de Assunção, Corrientes e Humaitá.

Deste então, essa data é comemorada anualmente como um marco da enfermagem, resgatando a sua história e importância da profissão para a sociedade e segmento da saúde como um todo.

Quem criou a semana da Enfermagem?

A semana da Enfermagem foi oficializada em 12/05/1960 pelo então presidente da república Juscelino Kubitschek de Oliveira através do Decreto n° 48.202, com a finalidade de “promover o congraçamento entre os profissionais da Enfermagem mediante a encontros científicos, culturais e sociais”. Essa certificação ocorreu sob mandato da presidente da ABEn (Associação Brasileira de Enfermagem), Marina de Andrade Resende. A assembleia geral da entidade solicitou a criação desta semana visando o reconhecimento e “união de todos aqueles que fazem parte da equipe de enfermagem e militam nos serviços da saúde”.

Qual a importância do profissional de Enfermagem para pacientes renais?

O profissional de Enfermagem possui um papel fundamental no encargo de cuidados aos pacientes portadores de insuficiência renal crônica, atuando diretamente no tratamento dialítico (diálise peritoneal e hemodiálise), também conhecido como terapia de substituição renal, além prestar assistência no processo de transplante renal, incluindo desde o momento da captação do órgão doador, o período intraoperatório para o paciente receptor, até o acompanhamento pós-cirúrgico

Durante essa fase, após a escolha da terapia a ser implementada ao indivíduo, a enfermeira auxilia na passagem do cateter, registra as informações necessárias para o procedimento, certifica se a instalação do equipamento está correta, monitora a estabilidade do estado clínico, faz o acompanhamento de forma contínua junto ao paciente e observa possíveis sinais de complicações, tais como hemorragias, desconfortos, avaliação de pressão arterial, rejeições para intervir em tempo hábil afim de evitar e reduzir maiores riscos, entre outras atividades essenciais para o bem estar e recuperação do paciente ao tratamento.

Quais os cuidados da enfermagem com pacientes em hemodiálise?

Durante a execução da diálise, requer que a equipe de enfermagem realize um acompanhamento para observação constante dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente. Durante esse processo, é imprescindível que os equipamentos e materiais utilizados no tratamento estejam em perfeito funcionamento, além da obtenção de uma via de acesso à circulação sanguínea. Para dar início ao procedimento é necessário se atentar ao preparo do ambiente, da água para hemodiálise e limpeza do local, assim como os materiais. Desta forma é importante que o profissional de enfermagem elabore um plano de cuidados de acordo com o estado clínico, físico, emocional e cognitivas de forma individualizada, permitindo maior clareza nas informações que serão encaminhadas ao paciente e sua família durante o tratamento, como explicitação dos diagnósticos, dos resultados e das possíveis intervenções.

https://www.youtube.com/watch?v=eNJOhpH6MD4

Confira esse bate papo sobre o papel da enfermagem no cuidado do paciente renal com o nosso nefrologista, Dr. José Neto e a Genecy, graduada pela PUC-MG, pós e MBA em gestão com ampla experiência na clínica e coordenadora do time de enfermagem da NefroClínicas. Vale a pena assistir!

Quais as principais intervenções da enfermagem na hemodiálise?

As atividades da enfermagem durante a hemodiálise precisam conduzir o paciente com o objetivo que ele consiga se adaptar às possíveis mudanças de atitudes e comportamentos que envolvam o sucesso no andamento do tratamento e a melhoria da sua qualidade de vida. Para que isso ocorra, é importante que o enfermeiro realize algumas intervenções, como:

  • Manutenção do equilíbrio hidroelétrico
  • Ingestão nutricional adequada
  • Preservação do acesso vascular
  • Redução da fadiga
  • Fornecer informações necessárias sobre a doença
  • Apoio emocional
  • Entre outros

Diante dessas condições, só é possível realizar tais ações em locais que possuam uma infraestrutura adequada, seguido de uma equipe profissional especializada capaz de atender as premissas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Somente uma boa clínica especializada em Nefrologia que cumpra com todos esses requisitos indispensáveis para a prática de recursos de enfermagem em tratamentos de diálise, entre outros direcionados ao paciente renal, é capaz de oferecer uma experiência ímpar em tratamento premium! Esse acolhimento e qualidade de atendimento você só irá encontrar aqui na NefroClínicas! Temos unidades em Belo Horizonte-MG, Brasília-DF, Ipanema-RJ e São Luís-MA, composto por um corpo clínico multidisciplinar especializado de excelência e uma equipe de enfermagem premiada como a melhor do estado segundo o Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren). Conheça nossas unidades!

Agende sua consulta de acordo com a sua região, clicando aqui!

https://www.youtube.com/watch?v=S7ncpig8nyk

Joaquina Pinheiro é paciente da NefroClínicas e relata sua trajetória fazendo tratamento renal e como foi bem acolhida pelos médicos e a equipe de enfermagem da NefroClínicas. Veja esse depoimento emocionante!

Qual a atuação da enfermagem em pacientes com insuficiência renal?

O desempenho do enfermeiro na prevenção e tratamento de doenças renais crônicas é determinante na sensibilização dos pacientes, pois ajuda na promoção da saúde e prevenção das demais doenças relacionadas. Sendo assim, a função de uma equipe de enfermagem, além destas apresentadas acima, reside no processo de atenção que envolve três ações principais:

  • Diagnóstico precoce
  • Encaminhamento imediato para o médico nefrologista ou profissional especializado
  • Identificação e correção de complicações e comorbidades que levam a insuficiência renal, como preparo e cuidado com o paciente (e seus familiares), quando houver necessidade.

É importante destacar que um enfermeiro junto a sua equipe deve compreender os aspectos clínicos da insuficiência renal e do seu tratamento como um todo, especialmente quando o paciente é submetido ao procedimento de hemodiálise. O impacto gerado pela terapia substitutiva na vida do paciente pode causar mudanças significativas em sua rotina, como hábitos alimentares, cuidados e qualidade de vida. Desse modo, cabe ao time de enfermagem, observar essas mudanças e tomar as atitudes necessárias para cada situação.

https://www.youtube.com/watch?v=sJ1QDow06jQ

Entenda um pouco sobre a importância da Enfermagem do tratamento do paciente renal com o nosso coordernador de Enfermagem, Erick Assis.

Qual a função de técnico de enfermagem?

O técnico de enfermagem possui um papel fundamental na operação em uma clínica de nefrologia, atuando diretamente no atendimento aos pacientes que sofrem de doenças renais ou em tratamentos de diálise, agindo em funções básicas na prevenção e manutenção da saúde do paciente. Esse profissional auxilia sua equipe em inúmeras atividades, como prestar a devida assistência aos pacientes, controlar e prevenir o agravamento da doença, oferecer apoio aos enfermeiros, planejar as tarefas a serem executadas em prol da supervisão contra o risco de infecções, e principalmente promover todos os cuidados primordiais ao paciente junto aos demais profissionais envolvidos.

O que faz um técnico de enfermagem em hemodiálise?

O técnico de enfermagem é responsável pela execução da prescrição médica e de enfermagem com o objetivo de proporcionar assistência ao paciente renal em hemodiálise, oferecendo um tratamento eficiente e seguro. Logo, o técnico precisa se atentar a higienização, conforto na instalação, monitorização e retirada do paciente do dialisador (máquina de hemodiálise), dispondo de um auxílio humanizado e de modo integral.

Equipe eleita como destaque da Enfermagem pelo Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG)

No dia 08/04/2022, a NefroClínicas teve a honra de receber o Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG) na nossa estrutura de Belo Horizonte-MG para premiar a nossa equipe de Enfermagem em reconhecimento ao excelente desempenho no atendimento e auxílio aos tratamentos daqueles que evoluem com a perda da função renal a ponto de precisarem de diálise ou transplante de rim.

O prêmio foi atribuído aos profissionais que tiveram protagonismo na assistência aos nossos pacientes, honrando sua missão de proporcionar melhor qualidade de vida e promover saúde aos portadores de doenças renais.

As medalhas foram entregues para as nossas profissionais que atuam na linha de frente se tratando da área médica da Nefrologia como forma de simbolizar o trabalho competente da equipe, incluindo enfermeiras e técnicos de enfermagem, além de recebermos uma linda homenagem do presidente Bruno Farias e da vice-presidente, Maria do Socorro Pena, ambos do Coren.

Esse tributo representa a importância do trabalho da equipe de Enfermagem na área da saúde, desde a prevenção ao cuidado intensivo com cada paciente da NefroClínicas.

Leia mais: https://nefroclinicas.com.br/equipe-nefroclinicas-e-destaque-na-enfermagem-mineira/

A melhor equipe de Enfermagem em Nefrologia de Minas Gerais você encontra aqui!

Um profissional de enfermagem qualificado e especializado em pacientes diagnosticados com doença renal, possui a capacidade para exercer suas funções de maneira que proporcione um atendimento individual de excelência e possa contribuir com o bem-estar e qualidade de vida do paciente. Ou seja, um profissional completo que esteja preparado para oferecer melhor aderência ao tratamento por parte do indivíduo que necessita de uma assistência específica, prevenindo contra o avanço da sua condição.

Se você busca por superioridade nos quesitos de atendimento humanizado e tratamento para doentes renais, na NefroClínicas você irá encontrar tudo isso e muito mais! Contamos com uma equipe de enfermagem preparada para te receber e propiciar a você e sua família todo conforto que os seus rins merecem, tanto em técnicas de enfermagem se tratando de práticas voltadas à tecnologia na área médica da Nefrologia quanto ao trato humano com os pacientes, assim como uma receptividade inigualável!

Agende sua consulta!

Compartilhe:

Assine nosso conteúdo, é grátis!

Inscreva-se para receber nossos artigos e publicações direto no seu e-mail

Ao se cadastrar para receber nossa newsletter você autoriza o recebimento de mensagens está de acordo com a Política de Privacidade do Grupo Nefroclínicas.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.