O que é a insuficiência renal?

Quando uma pessoa é diagnosticada com insuficiência renal é necessária uma abordagem visando o diagnóstico da causa. Quando os rins não são mais capazes de fazer a filtração do sangue, este pode ficar cheio de impurezas impedindo que o corpo funcione da maneira correta e isso pode levar à morte.

Existe dois tipos de insuficiência renal: a aguda e a crônica.

Na insuficiência renal aguda a incapacidade de filtrar instala-se de forma abrupta e pode ser decorrente de uma infecção grave, uma nefrite ou mesmo por conta do uso de um medicamento. Nessa situação, a disfunção pode ser temporária e o quadro é potencialmente reversível. Apesar isso muitas das vezes está associada a quadros muito graves e pode inclusive contribuir para a morte.

Já na insuficiência renal crônica a lesão vem ocorrendo ao longo de anos. Nessa situação não há cura e a pessoa com essa doença na forma terminal deve fazer um tratamento que substitua os rins e possibilite a manutenção da vida. Esse deve ser feito, na maioria dos casos, pelo resto da vida.

As opções são: transplante renal, diálise peritoneal, hemodiálise e hemodiafiltração. A escolha é baseada na individualidade de cada pessoa.

Quais são os sintomas?

Ambas as doenças possuem sintomas similares, mas a velocidade de instalação faz com que esses sejam mais proeminentes nos casos agudos.

Perda de apetite, náuseas, vômitos, falta de ar, confusão mental e inchaço são os mais frequentes.

Na insuficiência renal crônica eles costumam aparecer mais claramente quando a doença já está bem avançada.

Como é feito o diagnóstico?

Para que um paciente possa ser diagnosticado com insuficiência renal, ele deve fazer exames que analisam o sangue e a urina, permitindo saber como está a função dos rins. Uma bateria de exames também deve ser feita com o objetivo de identificar quais podem ser as causas da lesão renal.

Creatinina e ureia são os mais importantes, mas são necessários outros para avaliar complicações como anemia e doença nos ossos.

Existe tratamento para a insuficiência renal?

O tratamento visa atacar a causa da insuficiência renal e corrigir complicações inerentes ao quadro.

Entre as medidas tomadas para esse tratamento estão a medicação e uma alimentação controlada. Essa dieta permite que a pressão arterial seja controlada e diminua no sangue a concentração de ureia que os rins não conseguem mais filtrar.

Os medicamentos também ajudam a controlar a pressão arterial, ajudam a produzir hormônios que os rins não estão mais conseguindo e para aliviar os sintomas que começam a aparecer.

Existem também as recomendações básicas, válidas para todos as pessoas, como praticar regularmente atividades físicas, manter um peso ideal, evitar tabaco e álcool e ingerir bastante líquido. O volume de água varia de pessoa para pessoa, dependendo da quantidade de urina eliminada.

Casos como anemia e problemas nos ossos devem ser monitorados constantemente. O uso de vitamina D e cálcio podem ser uteis em certas situações. Mas em casos onde a doença é mais grave, é necessário fazer a hemodiálise, na qual são eliminados os tóxicos presentes no sangue.