NefroClínicas conquista prêmio no Congresso das Américas de Saúde Baseada em Valor no Canadá
O modelo de cuidado Nefroclínicas é único no Brasil a receber o selo 'Dragons Endorsement', concedido pelo VBHC Center da Europa, durante o Congrersso das Américas de Saúde Baseada em Valor em Montreal, CanadáNo mês de abril, a NefroClínicas representou o Brasil no Congresso das Américas de Saúde Baseada em Valor. O Grupo, iniciado em Belo Horizonte-MG, e hoje presente em mais de 6 estados, foi a única iniciativa da área de nefrologia selecionada. A clínica foi escolhida entre as 5 empresas de toda a América para apresentar o seu programa de cuidado do paciente renal, no VBHC Summit of the Americas, em Montreal, no Canadá.
O VBHC Summit acontece desde 2018, mas contou com a sua primeira edição fora da Europa, num evento internacional que reuniu os grandes nomes do Value-Based Health Care (VBHC), entre os dias 17 e 19 de abril. Durante o congresso aconteceu o America’s Dragons’ Grant - uma competição que visa identificar e apoiar iniciativas de Saúde Baseada em Valor, realizada em parceria com o Value-Based Health Care Center Europe, que tem sede na Holanda.
O evento reuniu experts nesse tipo de tratamento para impulsionar a implementação desse cuidado com pacientes do mundo todo.De acordo com o médico e Diretor de Mercado e Expansão da NefroClínicas, Estêvão de Andrade, a Saúde Baseada em Valor, conhecida pela sigla em inglês VBHC, surge na área de saúde com grande notoriedade, em um momento que o setor enfrenta aumento de gastos públicos e privados e estrangulamento das empresas que custeiam os serviços de saúde. O mundo pergunta se, apesar de todo o desenvolvimento tecnológico, todos os gastos que são crescentes com inovação e equipamentos na área de saúde, estamos fazendo realmente o que é o melhor para os pacientes?“O VBHC propõe um modelo de saúde inovador, onde o resultado do tratamento só pode ser considerado positivo se o paciente de fato perceber melhora efetiva na sua condição de saúde. Com isso, podem ser evitadas condutas desnecessárias e desperdícios que acontecem ao longo da cadeia de serviços de saúde, proporcionando um cuidado melhor e eficaz para o paciente pois, dessa forma, os serviços de saúde estarão focados em indicar aquilo que de fato faça diferença na condição do seu paciente.”Dr Estêvão de AndradeDiretor de Relações com o Mercado e Expansão do Grupo NefroClínicas
Entenda o case premiado: o tratamento conservador é uma linha de cuidado em nefrologia com atendimento multidisciplinar, exames e terapias renais. O grupo acompanha pacientes com o objetivo de retardar a necessidade de tratamentos dialíticos. Clique aqui e conheça mais sobre esse método de cuidado desenvolvido pela NefroClínicas.“O cuidado coordenado reduziu a progressão dos pacientes para diálise em 50% na carteira navegada junto a maior operadora de Belo Horizonte. Conseguir reduzir a progressão da doença e aumentar o referenciamento para transplante, tem impacto direto na redução de internações e custos para saúde. Fazer esse trabalho junto com a maior operadora de Belo Horizonte muito nos alegra”.Dr Fernando LucasDiretor Médico e Nefrologista do Grupo NefroClínicasDr. Fernando ainda acrescenta que em 2023 a clínica de Belo Horizonte foi a única a ganhar o selo de excelência dessa prestadora de saúde, que reconhece através de indicadores o sucesso do projeto. Estêvão conta que em função dos resultados obtidos pela Linha de Cuidado desenvolvida pela NefroClínicas, com premissas fundamentais da Saúde Baseada em Valor – que prioriza o melhor tratamento para condição de saúde específica de cada paciente renal – é que foram contemplados com o Prêmio, o que comprova a excelência do trabalho preventivo do corpo clínico da NefroClínicas. “Precisamos entregar saúde e qualidade de vida para os pacientes. Não tratamentos ineficazes”, complementa.O médico aponta os principais indicadores de saúde que se destacam nessa metodologia da instituição, tais como: redução pela metade da taxa de mortalidade dos pacientes acompanhados pela clínica, queda nas hospitalizações em números 4 vezes menores, aumento expressivo do número de pacientes indicados para transplante e 10 vezes mais pacientes em diálise peritoneal que o mercado – modalidade de tratamento pouco difundida em que o paciente faz o procedimento em casa, com maior independência e liberdade.Todo esse sucesso é também consequência do valor e importância que a empresa dá a educação do corpo clínico. A Nefro Academy, braço educacional do Grupo NefroClínicas, realiza grandes eventos pelo Brasil, como Workshops e até um Simpósio Internacional que aconteceu dia 20 de abril no Rio de Janeiro e contou com mais de 400 inscrições de profissionais renomados da Nefrologia. O objetivo desses eventos é levar conhecimento atualizado, engajar e educar a equipe assistencial, garantindo um serviço de excelência.
A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO NA SAÚDE RENAL
Dados do Censo 2022 da Sociedade Brasileira de Nefrologia mostram que a doença renal crônica afeta 10% da população mundial. No Brasil, mais de 150.000 pacientes são submetidos a procedimentos dialíticos todos os anos. Diabetes e Hipertensão estão entre as principais causas de doenças renais. “Temos uma filosofia pioneira de prevenção da saúde renal. Cuidar dos seus rins é cuidar de você. O rim é um órgão extremamente sensível e tão importante quanto o coração e o cérebro. O nosso propósito é transformar positivamente a vida dos pacientes renais baseado no tratamento de saúde de valor, ou seja, onde o paciente é acompanhado por uma equipe multidisciplinar para o desenvolvimento de melhores hábitos de vida, tratando e minimizando riscos de agravamento da doença”, explica Dr. Fernando Lucas.O médico ainda conta que parte do sucesso do programa se deu por causa das parcerias com operadoras, principalmente, com a Unimed, que apoiou esse projeto que inova num mercado onde, até hoje, se paga mais pelos gastos e desperdícios. “Esse modelo visa garantir a sustentabilidade do sistema, reduzindo desperdícios e internações desnecessárias”, enfatiza o médico, que ressalta os índices de satisfação dos pacientes persistentemente acima de 90 pontos.
Assine nosso conteúdo, é grátis!
Inscreva-se para receber nossos artigos e publicações direto no seu e-mail