Blog
Sintomas e doenças

Hidronefrose: O que é, causas, sintomas, diagnóstico e tratamento

Compartilhe:

O que é Hidronefrose?

A Hidronefrose é uma condição na qual um ou ambos os rins ficam inchados devido ao esvaziamento incompleto do trato urinário. Pode ser súbito ou crônico, parcial ou completo, unilateral ou bilateral. Pode ocorrer em qualquer lugar ao longo do trato urinário, desde a abertura dos rins até os ureteres (que drenam os rins para a bexiga), bexiga e uretra (drenando a bexiga). Problemas com qualquer uma dessas estruturas, podem causar esvaziamento prejudicado do sistema urinário e aumento de fluido e pressão.

Se apenas um dos rins for afetado, a condição é chamada de hidronefrose unilateral. Se ambos os rins forem afetados, é chamada de hidronefrose bilateral.

A hidronefrose pode resultar na diminuição da função renal. Se não for tratado imediatamente, podem ocorrer danos permanentes ao rim ou rins, resultando em insuficiência renal.

O que causa a Hidronefrose?

Em adultos, as condições que mais frequentemente causam hidronefrose são:

  • Pedras nos rins: pedras que podem se alojar nos rins ou no trato urinário;
  • Câncer: tumores na bexiga, próstata, útero ou outros órgãos que fazem parte do trato urinário ou próximos a ele podem causar bloqueios que interrompem o fluxo de urina;
  • Hiperplasia benigna da próstata (HPB): o aumento da próstata nos homens pode causar pressão na uretra, o tubo pelo qual a urina passa antes de deixar o corpo
  • Coágulos sanguíneos: podem desenvolver-se coágulos sanguíneos nos rins ou no ureter;
  • Estreitamento ou estenose do trato urinário: esse estreitamento pode ser devido a lesões, infecções, defeitos congênitos ou cirurgia;
  • Problemas nervosos ou musculares: Esses problemas podem afetar os rins ou ureteres, como os da diabetes mellitus;
  • Retenção urinária: a urina pode ser retida dentro do corpo devido à incapacidade de esvaziar a bexiga;
  • Refluxo vesicoureteral: é uma condição em que a urina flui da bexiga para os rins;
  • Ureterocele: esta é uma condição em que a parte inferior do ureter pode projetar-se para a bexiga;

Nas mulheres, a Hidronefrose pode ocorrer como resultado de:

  • Gravidez: à medida que o útero se expande, ele pode pressionar os ureteres e bloquear o fluxo de urina;
  • Prolapso uterino: condição em que o útero da mulher sai de sua posição normal;
  • Cistocele (bexiga caída): uma condição que ocorre quando a parede entre a bexiga de uma mulher e sua vagina enfraquece e permite que a bexiga “caia” para dentro da vagina.

Quais são os tipos de Hidronefrose?

Os tipos de Hidronefrose variam conforme a sua intensidade e são categorizados em 4 tipos. O diagnóstico para identificar o grau de classificação desta condição pode ser feito por meio de uma série de exames, (físico, urina, sangue e imagem), onde permite que o médico especialista possa determinar o método de tratamento mais assertivo conforme a gravidade da doença. Abaixo iremos falar um pouco sobre cada tipo:

Hidronefrose grau I

Dilatação da pelve renal sem dilatação dos cálices. Sem sinais de atrofia do tecido renal.

Hidronefrose grau II

Dilatação da pelve renal e cálices. Sem sinais de atrofia do tecido renal.

Hidronefrose grau III

Dilatação moderada da pelve renal e cálices. Enfraquecimento dos fórnices e achatamento das papilas renais. Leve afinamento do tecido renal.

Hidronefrose grau IV

Grande dilatação da pelve renal e cálices (inchaço). As fronteiras entre a pelve renal e os cálices ficam ausentes e apresentam sinais significativos de atrofia renal.

Com qual idade a Hidronefrose pode surgir nos rins?

A hidronefrose pode ocorrer em pessoas de todas as idades. Em crianças, geralmente é devido a mudanças estruturais no corpo (anormalidades anatômicas) presentes desde o nascimento. Em jovens, geralmente é devido a pedras nos rins. Em idosos, crescimento da próstata em homens e neoplasias em ambos os sexos.

Quais são os sintomas da Hidronefrose?

Os sintomas de hidronefrose geralmente dependem da causa e da gravidade da obstrução. Quando ocorrem, os sintomas podem incluir:

  • Dor súbita ou intensa nas costas ou nas laterais;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Micção frequente ou dolorosa;
  • Sangue na urina;
  • Fraqueza ou mal-estar;
  • Febre devido a uma infecção do trato urinário;
  • Nenhuma mudança significativa na produção de urina, embora possa ser diminuída;

Como é feito o diagnóstico da Hidronefrose?

Exame físico

O médico perguntará sobre quaisquer sintomas que você esteja tendo e examinará a área perto dos rins e da bexiga para verificar se há sensibilidade ou inchaço. Ele perguntará seu histórico médico e o histórico médico de sua família. O seu médico também irá verificar se há inchaço pélvico. Os homens podem precisar passar por um exame retal para determinar se a próstata está aumentada. As mulheres podem exigir um exame pélvico para avaliar se há algum problema com o útero ou ovários;

Exames de urina

Uma amostra de urina será coletada e analisada para descobrir se há sangue, cristais de pedra ou qualquer infecção e bactéria presente;

Exames de sangue

Um hemograma completo pode ser realizado para determinar se há presença de infecção. Podem ser feitos testes de função renal, incluindo creatinina, TFG estimada (eTFG), ureia, proteinúria, albuminúria, entre outros;

Procedimentos de imagem

Normalmente são os que definem a presença da Hidronefrose. O principal teste feito é um ultrassom. Isso não requer radiação. Uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética pode ser necessária.

Como é feito o tratamento da Hidronefrose?

O objetivo do tratamento da Hidronefrose é restaurar o fluxo de urina dos rins e diminuir o inchaço e a pressão causados ​​pelo retorno da urina. O tratamento depende da condição subjacente, pois esse é o problema principal. Você deve discutir as opções de tratamento com seu médico Nefrologista. Confira aqui o time de profissionais da NefroClínicas, de acordo com a sua cidade…

https://www.youtube.com/watch?v=kQGrdbH3V8wNosso Nefrologista da Unidade São Luís-MA, Dr. Flávio Barros, explicou um pouco sobre os métodos de tratamento para a Hidronefrose. Confira!

Se a hidronefrose for aguda ou súbita, um stent ou tubo flexível (tubo de nefrostomia) pode ser inserido através da pele no rim para drenar o excesso de urina. Um tubo de plástico macio denominado stent ureteral (duplo J) pode ser colocado entre o rim e a bexiga por um urologista durante uma cistoscopia para drenar o excesso de fluidos.

Se a hidronefrose for causada por cálculos nos rins ou ureteres, as opções de tratamento podem incluir:

Ureteroscopia

Um tubo fino com instrumentos especiais pode ser colocado na uretra para permitir que o médico separe e remova os cálculos. Esse método é usado com mais frequência para cálculos na bexiga ou na metade inferior dos ureteres. A ureteroscopia pode ser usada em combinação com outras técnicas, como laser de corante pulsado ou litotripsia eletro-hidráulica, para quebrar pedras. Este é o método de escolha para mulheres grávidas, pacientes com distúrbios de coagulação do sangue e obesos mórbidos;

Litotripsia

Este é o tratamento que quebra os cálculos renais. Esses cálculos são fragmentados por meio de equipamentos próprios para esse fim por via endoscópica (interno, sem cortes)

Cirurgia

Quando os cálculos renais são muito grandes ou difíceis de remover, eles podem ser removidos cirurgicamente. Além disso, você pode precisar de cirurgia no caso de tumores ou outros tipos de bloqueios.

Quais são os medicamentos usados para tratar a Hidronefrose?

Os antibióticos podem ser administrados para prevenir ou tratar infecções do trato urinário e os analgésicos podem ser usados​​ para aliviar a dor.

Lembre-se: A automedicação poder trazer vários riscos para a sua saúde. Por isso, é ideal o acompanhamento médico para que seja receitado o medicamento adequado de acordo com seu estado clínico. Clique no botão abaixo e agende uma consulta agora mesmo.

Agende sua consulta

Como prevenir a Hidronefrose?

Como a Hidronefrose é causada por uma doença subjacente, a prevenção depende de evitar ou tratar prontamente a causa. Por exemplo, a chance de desenvolver uma pedra nos rins pode ser reduzida indo ao Nefrologista para descobrir o que está causando as pedras renais e iniciar o tratamento para prevenir a recorrência (repetição).

Procure tratamento imediatamente se sentir dor forte na lateral ou no abdômen, vômitos ou febre acima de 37,5 graus.

Uma estrutura completa para te receber!

Se você busca por uma clínica especializada em Nefrologia que preza pela garantia de um atendimento ímpar durante toda a sua jornada enquanto usufrui dos nossos serviços, esse é o lugar ideal! Nosso objetivo é te proporcionar todo conforto e eficácia no decorrer dos tratamentos voltados para aperda da função renal, como as terapias renais substitutivas que integram adiálise peritoneal,hemodiálise,hemodiafiltração,transplante renal,tratamento conservador, dentre outros métodos de prevenção com a finalidade de assegurar a saúde dos seus rins.A NefroClínicas possui unidades espalhadas por 4 estados brasileiros! Se você se encontra nas regiões de Belo Horizonte-MG, Brasília-DF, Ipanema-DF ou São Luís-MA, venha nos visitar pois estamos prontos para te receber! Todas as clínicas detêm de uma estrutura completa, composta por umcorpo clínicorenomado juntamente com um time multidisciplinar especializado que inclui psicólogos,nutricionistase assistentes sociais.Oferecemos toda linha de cuidados relacionados à saúde dos rins, sempre zelando pelo carinho, atenção e acolhimento ao paciente portador dadoença renal crônicaque optou pela NefroClínicas como um lar onde ele poderá contar com uma experiência em nefrologia diferenciada. Proporcionamos aos nossos clientes, tratamentos completos e humanizados, além do programadiálise em trânsito, na qual o paciente poderá viajar sem precisar interromper o seu tratamento. Fornecemos todo conforto de uma clínica premium para o seu bem-estar, umaequipe de Enfermagem altamente capacitada e premiada pelo Coren-MG como destaque da Enfermagem de Minas Geraispor seu desempenho ao atender nossos pacientes e uma tecnologia de ponta em equipamentos de diálise para confirmar que o tratamento ocorra de uma maneira ainda mais eficiente e segura, trazendo melhor qualidade de vida a quem está conosco.Clique aquie conheça nosso corpo clínico de todas as unidades.

Estamos prontos para te receber!

Agende sua consulta

Compartilhe:

Assine nosso conteúdo, é grátis!

Inscreva-se para receber nossos artigos e publicações direto no seu e-mail

Ao se cadastrar para receber nossa newsletter você autoriza o recebimento de mensagens e está de acordo com a Política de Privacidade do Grupo Nefroclínicas.
Sua inscrição foi realizada com sucesso!
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o formulário