Evento da NefroClínicas no Rio de Janeiro reúne os melhores médicos do Brasil
O 5° Simpósio Nefro Cardio Metabólico organizado pela Nefro Academy, braço educacional do Grupo NefroClínicas, foi realizado no dia 23 de setembro de 2023 na cidade do Rio de Janeiro e foi um evento de grande interação científica entre especialidades clínicas que lidam diariamente com o desafio de conduzir pacientes com síndrome metabólica e suas diversas condições associadas. O simpósio contou com especialistas das áreas médicas de nefrologia, cardiologia, endocrinologia e psiquiatria, assim como da equipe multidisciplinar.
O dia foi iniciado com uma mesa redonda composta pelos doutores, Pedro Tulio, Marcelo Assad e Daniel Kendler. Nesta, discutiu-se sobre a importância da sinergia ente nefrologistas, cardiologistas, endocrinologistas e equipe multidisciplinar na condução do paciente com doenças metabólicas.
Após, em uma brilhante palestra do Dr. Daniel Calazans, foram demonstrados dados epidemiológicos da doença renal crônica no Brasil, incluindo o cuidado conservador, terapias dialíticas (hemodiálise e diálise peritoneal) e o transplante renal. Um dos pontos comentados foi a importância de reduzirmos o subdiagnóstico em muitas regiões do país, de forma a melhorarmos a assistência de saúde nessas regiões. Além disso, insights valiosos sobre como utilizar a tecnologia a favor dos cuidados em saúde foi outro ponto alto da explanação.
À seguir, a mesa redonda “Desafios no controle do DM2 e HAS no contexto da DRC” composta pelos doutores Tiago Lemos, Sérgio Kaiser (cárdio), Eduardo Rocha (nefro) e Lenita Zajdenverg (endócrino) debateram sobre (1) formas de conciliação entre as opiniões dos vários especialistas que cuidam do mesmo paciente, de forma sempre a pensar neste como centro das atenções e dos cuidados; (2) como melhorar a aderência medicamentosa de pacientes que necessitam de polifarmácia; (3) como gerenciar as angústias dos pacientes diante do alto número de medicações; e (4) associações diversas entre o DM e a síndrome metabólica.
O período da tarde iniciou-se com a mesa redonda: “Walk the talk: ações e atitudes para melhorar os hábitos de vida.” Composta pelos doutores Cristiana, Dhianah (endócrino), Lilian (psiquiatra), Jose Neto (nefro), Fabricio. Nesta mesa os debatedores trouxeram experiências de situações que serviram como gatilhos para mudanças em suas vidas pessoais e que hoje servem de inspiração para o público presente e para os pacientes que necessitam das mudanças de estilo de vida na busca do controle das comorbidades associadas à síndrome metabólica.
À seguir, a mesa redonda composta pelos doutores Elizabeth, Tiago (nefro), Rosita (endócrino) e Mauricio (cárdio) discutiram sobre “Aspectos práticos no manejo volêmico e glicêmico do paciente dialítico”. Por meio de um caso clínico, foram abordados diversos pontos relevantes na prática diária como métodos de avaliação volêmica no paciente dialítico e suas limitações, métodos de avaliação glicêmica no paciente dialítico e suas limitações, diferenças práticas entre a hemodiálise e a diálise peritoneal na condução do paciente com síndrome metabólica e drogas para controle de tais comorbidades.
A finalização da parte científica se deu por uma mesa redonda denominada “Controvérsias nefro cárdio metabólicas” composta pelos doutores Fernando Lucas (nefro), Fabio (nefro), Marcelo Assad (cárdio), João Regis (endócrino). Os assuntos debatidos foram: (1) uso de estatinas na doença renal crônica; (2) anticoagulação no paciente dialítico; (3) Reposição hormonal no paciente com DRC: quando, como, possíveis complicações e cenários futuros.
Anterior Próximo
O encerramento do evento ocorreu com um coquetel e serviu como um ambiente de importante troca de informações entre e a plateia e os palestrantes.
Confira um pouco do 5° Simpósio Nefro Cardio Metabólico
https://www.youtube.com/watch?v=bvXIfYqd2kg
Assine nosso conteúdo, é grátis!
Inscreva-se para receber nossos artigos e publicações direto no seu e-mail