Diálise Peritoneal: Vantagens e Desvantagens
Assim como toda terapia renal substitutiva, é normal existir suas vantagens e desvantagens. Neste texto iremos apresentar quais são e alguns pontos importantes a serem identificados sobre esse método para que você possa se informar antes de iniciar o tratamento.
Quais as vantagens do procedimento?
Em relação à hemodiálise, os resultados da diálise peritoneal são semelhantes. Além de ser um processo indolor, uma das principais vantagens e características desse tratamento é a capacidade de ser executado em casa, sem necessidade da pessoa se deslocar até o hospital ou clínica de nefrologia por não depender de máquinas de hemodiálise, enfermeiros, nefrologistas e profissionais da saúde como um todo. Porém, nestes casos, os familiares e cuidadores de pacientes em diálise peritoneal possuem um papel extremamente importante no sucesso e eficácia da técnica. Para que o tratamento ocorra de maneira correta e segura, tanto o paciente quanto a pessoa que irá ajudá-lo na diálise irão receber um treinamento onde serão ensinados alguns procedimentos básicos do processo, tais como lavar as mãos antes de tocar nos cateteres, limpar os locais de saída, utilizar máscaras cirúrgicas ao fazer trocas e verificar as bolsas de solução em casos de possíveis contaminações. Esse processo também contribui com a redução de infecções por não exigir acesso vascular.Para aquelas pessoas que gostam de viajar, porém precisam realizar o tratamento, temos uma ótima notícia! A diálise peritoneal não impede o paciente de fazer viagens, basta levar todo o material obrigatório para executar a técnica junto na bagagem e ele poderá dar sequência no tratamento. Essa flexibilidade também favorece os pacientes que trabalham ou estudam durante o dia, devido ao fato desse método possuir a opção de fazer trocas do líquido (solução de diálise) em horários noturnos, possibilitando que o indivíduo possa fazer suas atividades diárias normalmente. Já em relação aos hábitos alimentares, em comparação com a hemodiálise, esse procedimento possui menos restrições à dieta e ingestão de líquidos. Para entender tudo sobre diálise peritoneal, clique aqui e conheça afundo.https://www.youtube.com/watch?v=f6NZWu3CIDEAssista ao vídeo do nosso nefrologista Dr. José Neto explicando um pouco sobre uma das vantagens da diálise peritoneal.Embora exista a alternativa de execução em domicílio, caso o paciente prefira realizar o tratamento diretamente na clínica de nefrologia, aqui na NefroClínicas ele encontrará uma estrutura capaz de oferecer uma experiência completa em nefrologia premium humanizada, contendo o treinamento e o acompanhamento do médico nefrologista incluso. Dentro desse time, temos uma equipe de enfermagem premiada como destaque mineira da Enfermagem pelo Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG). Que atua diretamente com nossos pacientes, no acompanhamento das demandas do seu tratamento. Para agendar a sua consulta, clique aqui!
E as desvantagens?
Como todo método de terapia renal substitutiva, este também possui algumas desvantagens, porém se tratado em um local adequado por meio da orientação de um nefrologista de confiança, os riscos serão reduzidos. Dentre essas desvantagens, podemos citar os inchaços, dor abdominal e vômitos em algumas ocasiões, porém, a principal são as chances de infecções do orifício de saída do cateter onde é preciso realizar uma pequena cirurgia no abdômen do paciente. Caso não ocorra a manipulação adequada, as chances desse problema acontecer são relativamente frequentes, ocorrendo em média uma por ano. Enquanto a peritonite, inflamação da membrana presente na cavidade abdominal que envolve todos os órgãos internos, (conhecido como peritônio) ocorre cerca de uma a cada dois anos. As infecções sucedem por contaminações bacterianas. Essa contaminação ocorre principalmente devido à falta ou erro no processo de higienização tanto das mãos de quem for manipular o cateter quanto do local onde o paciente está.As inflamações são tratadas por meio de medicamentos infundidos na cavidade peritoneal, juntamente com a solução de diálise (introduzidos através do cateter).Contudo, éextremamenteimportante manter a boa higienização no local onde o cateter é implantado para evitar qualquer tipo de problema. O treinamento para cuidados com a diálise peritoneal deve ser bastante rigoroso, seja feito pelo próprio paciente portador da insuficiência renal crônica ou familiar responsável por realizar o procedimento.Outra desvantagem que incomoda algumas pessoas é o fato de a diálise peritoneal ter a necessidade de ser realizada todos os dias, ao contrário da hemodiálise, que é feita, em geral, três vezes por semana. Para entender como é feito, clique aqui.Decidir qual técnica de terapia renal substitutiva realizar vai depender das orientações do nefrologista, escolha do próprio paciente e das condições da clínica de nefrologia. Se você possui alguma dúvida sobre o tratamento em si ou qual iniciar, a NefroClínicas irá te auxiliar para que você tenha um direcionamento completo com o objetivo de levar saúde para os seus rins e qualidade de vida. Nossa equipe é composta por profissionais da saúde especializados e altamente qualificados, atendendo todas as particularidades e necessidades de cada paciente com doença renal crônica.Agende sua consulta!
Assine nosso conteúdo, é grátis!
Inscreva-se para receber nossos artigos e publicações direto no seu e-mail