Quais os sintomas da doença renal policística?
O que é doença renal policística (DRP)?
Antes de aprofundarmos sobre os sintomas, é importante entendermos sobre o que é essa doença. Também conhecida como Síndrome renal policística, a DRP é um distúrbio de caráter progressivo e hereditário relativamente comum, na qual formam-se “ bolhas” preenchidas por líquido em ambos os rins. Esses cistos contêm um material líquido semelhante ao plasma sanguíneo (cistos simples) ou semisólido (cistos complexos) em seu interior. Esse problema provoca o aumento gradativo dos dois órgãos e diminuição dos tecidos em funcionamento, causando em certas situações a perda da capacidade de execução das suas funções básicas, ou seja, a insuficiência renal. Em alguns casos, essa perda de função dos rins pode ser pronunciada, levando o paciente a necessitar de alguma terapia de substituição renal, tais como hemodiálise, diálise peritoneal ou transplante. A doença se expressa em consequência de uma mutação genética herdada, afetando cerca de 1 a cada 1000 pessoas no mundo e se manifestando em ambos os sexos, não importando a idade nem a etnia. Contudo, é fundamental agendar a consulta junto ao seu Nefrologista para a realização dos exames necessários e posteriormente dar início ao tratamento caso o diagnóstico seja confirmado.https://www.youtube.com/watch?v=oRvziplY4fk"Os sintomas costumam acontecer na idade adulta do paciente." Disse o Dr. Alisson Botelho sobre os sintomas da doença. Confira o vídeo completo.
Quais os sintomas da doença renal policística?
Existem diversos defeitos genéticos que causam a doença renal policística (DRP), alguns causados pelo gene dominante e um tipo raro causado pelo gene recessivo. Pessoas que herdaram a doença do gene dominante normalmente não possuem sintomas até a fase adulta, já aqueles que herdaram o gene recessivo desenvolvem a doença na infância. Esse defeito genético gera a formação sólida dos cistos e com o passar da idade, seu aumento gradual pode ocasionar a redução do fluxo sanguíneo e o processo de cicatrização no interior dos rins.Os sintomas da doença renal policística (DRP) podem aparecer de diversas formas. Em seu aspecto geral, costumam progredir de forma silenciosa. Os cistos em si não causam sintomas até avançarem em sua forma maior, ou seja, nos primeiros anos quando os cistos ainda estão pequenos. No entanto, na medida que vão surgindo mais e aumentando de tamanho, eventualmente podem causar dor, sangramento da urina ou se complicar com a infecção, se apresentando de forma mais frequente, assim como maior tendência a ter pedras nos rins. Os pacientes também podem desenvolver cistos em outros órgãos como o fígado e o pâncreas, porém estes não costumam causar problemas nem perda de função.
Os principais sintomas da doença renal policística são:
Hematúria (sangramento urinário)-Dor na lombar-Hipertensão arterial-Cálculo renal-Insuficiência renal crônica-Infecção urináriaQuando o tratamento não é feito de forma adequada, a presença dos cistos também pode causar outras complicações em alguns casos. As principais incluem:-Pressão arterial alta-Crescimento dos cistos no fígado-Alteração das válvulas cardíacas-Aneurisma cerebralPara conhecer sobre como é feito o tratamento da doença policística, clique aqui e saiba mais.Além disso, nas mulheres grávidas, essa doença pode causar pré-eclampsia, situação em que a pressão arterial da mulher ultrapassa 140/90mmHg, acompanhada de um excesso de proteína na urina, ocorrendo geralmente após 20 semanas da gestação. Esse problema pode acarretar complicações graves e até mesmo fatais para a vida do bebê e da gestante.Em outros casos, a pessoa pode sentir fadiga, náuseas e outras complicações da doença renal crônica (DRC) devido a diminuição do tecido funcional nos rins, podendo levar o paciente ao processo de terapia substitutiva, tais como hemodiálise, diálise peritoneal e hemofiltração. O rompimento dos cistos também é sintoma que pode ocorrer, causando uma febre duradoura. Em repentinas infecções do trato urinário, pode ocorrer a piora da doença crônica. Ao menos metade das pessoas que possuem a doença renal policística sofrem com hipertensão arterial no momento do diagnóstico.Em sua forma recessiva, a condição é rara e grave (DRPAR), onde a doença já é manifestada na infância e com etiologia genética, ou seja, transmitida de forma autossômica recessiva. Os cistos se tornam grandes, ocorrendo um aumento considerável de volume no abdômen. Em recém-nascidos afetados, o bebê pode vir a óbito logo após o nascimento pois a insuficiência renal pode se apresentar no feto, impedindo o desenvolvimento dos pulmões. O fígado também é afetado e uma criança entre 5 e 10 anos pode desenvolver hipertensão portal ou hipertensão dos vasos sanguíneos que ligam o intestino e o fígado. Por fim, em estágios mais avançados, ocorre a insuficiência hepática e doença renal crônica, submetendo o paciente a hemodiálise.Já em sua forma dominante (DRPAD), os cistos se desenvolvem de maneira lenta em número e tamanho. Normalmente os sintomas começam no início ou meio da fase adulta, com mais frequência em pessoas com 20 anos e poucos anos. Em algumas ocasiões, os sintomas são tão leves que a pessoa consegue conviver a vida toda com a doença sem saber da existência dessa condição.
Dentre os principais sintomas da doença renal policística dominante (DRPAD) estão:
-Desconforto e dor no flanco ou no abdômen-Sangue na urina-Micção frequentes-Cólicas devido aos cálculos renais-Fadigas-Náuseas-Outras consequências da doença renal crônica (DRC)Para entender mais sobre a Doença Renal Policística, seus tipos, tratamento, diagnóstico, restrições alimentares além de outras informações sobre essa condição, clique aqui!Caso surjam alguns destes sintomas, é muito importante consultar um Nefrologista para avaliar o comportamento dos rins perante a essa condição pois mesmo que não seja um sinal definitivo do rim policístico, pode indicar um funcionamento incorreto do órgão e posteriormente causar o agravamento da doença.Aqui na NefroClínicas você terá a melhor experiência premium humanizada do Brasil para tratar a doença renal policística. Contamos com uma equipe de médicos renomados para te proporcionar o melhor tratamento em nefrologia. Para agendar a sua consulta, basta clicar aqui!
Assine nosso conteúdo, é grátis!
Inscreva-se para receber nossos artigos e publicações direto no seu e-mail