Problema nos Rins, e Agora?
Os rins são órgãos essenciais para manter a nossa saúde em equilíbrio, eliminando toxinas e regulando os minerais. Por meio de hábitos saudáveis é possível evitar o surgimento de doenças renais crônicas. Saiba mais sobre o assunto.
Tenho problema nos rins, e agora?
Cuidar da saúde dos rins é algo que todos
deveríamos fazer no dia a dia, por meio de hábitos saudáveis, por exemplo, a
ingestão de pelo menos dois litros de água diariamente.
Infelizmente sabemos que nem todo mundo consegue manter uma rotina equilibrada e, por isso, uma doença renal pode ser diagnosticada em algum momento, principalmente em pessoas idosas, que representam um importante parcela afetada.
A boa notícia é que há tratamentos científicos e tecnológicos recentes muito eficientes para tratar doenças renais. Assim, se você descobriu que tem problema nos rins, confira a seguir algumas dicas!
Qual é a função dos rins?
Localizados ao lado da coluna vertebral, os rins são extremamente importantes para o nosso organismo, pois eles têm como principal função limpar as toxinas e impurezas. Além disso, os rins, quando saudáveis, equilibram a quantidade de sódio, fósforo, potássio e demais minerais.
Ele ativa a vitamina D, permitindo que nosso
corpo tenha uma estrutura óssea adequada e ainda ajuda na liberação de
hormônios para regular a pressão arterial e células vermelhas do sangue.
Beber água todos os dias, ao menos dois litros, é a melhor atitude que você pode ter para evitar as doenças renais futuras. Vale lembrar que doença renal crônica costuma atingir muito mais pacientes que sofrem de diabetes e pressão alta. Por isso, além de beber água, é fundamental manter uma rotina alimentar saudável, priorizando a ingestão de comida de verdade e evitando-se o açúcar, farináceos e produtos industrializados.
Quais são os sintomas das doenças renais?
• Enjoos
• Vômitos
• Pressão arterial alterada
• Incômodo ao urinar
• Anemia
• Fraqueza
• Inchaço nos pés, tornozelos e olhos
• Alteração na cor da urina
• Aumento do volume urinário noturno
• Sensação de cansaço e calafrio
• Perda de apetite
• Falta de ar
Descobri que tenho problema nos rins, e agora?
Por meio de uma consulta com um nefrologista, ele vai solicitar alguns exames para ter um diagnóstico mais preciso, colhendo amostras de urina e sangue e em caso de positivo para doença crônica renal, ele irá entrar com um tratamento específico para cada paciente.
O primeiro hábito que o paciente será aconselhado a mudar é a dieta e controle maior dos alimentos, além de ajustes em medicamentos. Casos mais simples de doenças dos rins se resolvem apenas com ajustes na alimentação e outros bons hábitos de vida.
E em casos mais graves pode ser indicada a diálise peritoneal, hemodiálise e até mesmo transplante.
https://youtu.be/_9yIyjeIAi8
O que devo mudar na minha rotina?
O ponto principal é começar a beber mais água, de preferência, 2 litros por dia, mas tudo deve ser validado pelo seu médico especialista após avaliação dos exames. Independentemente de ter conhecimento se tem problema nos rins ou não, é fundamental evitar o excesso de sal na alimentação, praticar exercícios físicos regulares, manter um peso adequado para o seu biotipo e fazer uso de remédios apenas com orientação médica.
Prevenir é sempre a melhor opção
Se você tem dúvidas e deseja saber como está a saúde dos seus rins, a NefroClínicas é uma clínica premium, localizada em Belo Horizonte, e que conta com as mais avançadas tecnologias para melhor atender você.
Assine nosso conteúdo, é grátis!
Inscreva-se para receber nossos artigos e publicações direto no seu e-mail