Blog
Sintomas e doenças

Preciso fazer Hemodiálise ou Existe outra Alternativa?

Compartilhe:

Vamos falar sobre Hemodiálise. Esse texto foi escrito para aqueles que necessitam fazer hemodiálise e gostariam de saber mais sobre o tratamento, bem como sobre as alternativas a ele. Leia para saber mais sobre esse tema!

Preciso fazer hemodiálise. Existe outra alternativa?

A insuficiência renal, que acomete pessoas que perdem total ou parcialmente a função dos rins, é extremamente grave e apresenta altos níveis de sofrimento e mortalidade, sendo, por isso, um grave problema de saúde pública. Quando o nível de comprometimento dos rins dos pacientes portadores dessa doença é muito grave, precisa-se que ele se submeta a um procedimento de substituição renal, onde a hemodiálise é uma das principais opções e sobre a qual falaremos nesse texto.

Tem interesse nesse assunto? Continue a leitura!

O que é hemodiálise?

O procedimento de hemodiálise consiste na filtração do sangue do paciente que é retirado por um acesso provisório (cateter de duplo lúmen) implantado no pescoço ou na virilha ou por um acesso definitivo (fístula arterio-venosa). A hemodiálise funciona como rins artificiais, uma vez que os rins do indivíduo estão impossibilitados de realizar de forma eficiente as suas funções de filtragem e retirada de toxinas. As sessões de hemodiálise duram, em média, 4 horas, e acontecem normalmente três vezes por semana.

Em quais casos esse tratamento é indicado?

A hemodiálise é indicada para pacientes com insuficiência renal
aguda ou crônica que
não respondem aos medicamentos que controlam a doença. A necessidade de
realizar a hemodiálise deve ser identificada pelo médico nefrologista, que é
especialista em doenças do sistema urinário, principalmente as renais.

Em geral, o diagnóstico é fechado depois de uma boa anmnese, exame físico, exames de de laboratório e imagem que determinam juntos o grau de funcionamento dos rins.

Existem alternativas à hemodiálise?

Existem
outras modalidades de diálise que podem ser realizadas
por
aqueles que sofrem de insuficiência renal, sendo que a opção por um ou outro
tratamento deve ser feita em conjunto com o nefrologista, levando-se em consideração a
vontade e as condições do paciente. A
principal opção é a chamada diálise peritoneal.

A diálise peritoneal consiste na instalação de um cateter na cavidade peritoneal pelo abdome e é através da membrana peritoneal que a filtragem do sangue acontece. Essa técnica pode ser realizada pelo próprio paciente em sua casa, inclusive durante o sono. Diferentemente da hemodiálise, a diálise peritoneal é habitualmente realizada diariamente, mas é necessário consultar o médico periodicamente para verificar as condições de saúde.

https://youtu.be/_9yIyjeIAi8

Quais os riscos de não fazer a hemodiálise?

Os pacientes que não realizam a hemodiálise e que comprovadamente necessitam dela correm sério risco de sofrer complicações agudas, como infartos, derrames e morte súbita. A realização periódica da hemodiálise diminui muito os desconfortos causados pela insuficiência renal e traz bastante qualidade de vida ao paciente; inclusive ela torna as restrições dietéticas para esses pacientes bem menores.

Assim, é bastante vantajosa para a saúde a realização constante
da hemodiálise. É importante, também, que o paciente submetido a esse
tratamento receba apoio constante de sua família e de uma equipe
multidisciplinar de profissionais, inclusive psicólogos.

Esse texto foi útil para sanar as suas dúvidas sobre as possibilidades e opções que os pacientes que sofrem de doença renal têm? Gostaria de saber mais sobre cuidados relacionados à saúde dos rins? Entre em contato conosco, e visite nosso blog para ler outros textos.

Compartilhe:

Assine nosso conteúdo, é grátis!

Inscreva-se para receber nossos artigos e publicações direto no seu e-mail

Ao se cadastrar para receber nossa newsletter você autoriza o recebimento de mensagens está de acordo com a Política de Privacidade do Grupo Nefroclínicas.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.