Insuficiência renal crônica: sintomas, qualidade de vida, tratamento e rede de apoio
Se sua funçãorenal cair abaixo de 15% do normal, você terá insuficiência renal crônica terminal. Vocêpode apresentar sintomas de acúmulo de produtos residuais e água extra em seucorpo.
Para repor afunção renal perdida, você pode ter uma das três opções de tratamento:
- hemodiálise;
- diálise peritoneal;
- transplante de rim.
Algumaspessoas com insuficiência renal optam por não fazer diálise outransplante, mas continuam recebendo cuidados paliativos de sua equipe desaúde, tomam medicamentos e monitoram suas escolhas de dieta e estilo de vida.
Trabalhe comsua equipe de saúde e família para considerar suas opções e escolher otratamento certo para você. O tratamento o ajudará a se sentir melhor e aviver mais.
Quanto mais você souber com antecedência sobre o que esperar, mais bem preparado estará para fazer uma escolha de tratamento e assumir o controle de seus cuidados. Você também precisa se dar tempo para se acostumar com as grandes mudanças que acontecerão em sua vida. A insuficiência renal crônica mudará suas atividades do dia a dia, pode mudar seu relacionamento com amigos e familiares e a forma como você se sente.
Faça perguntas e anotações durante as consultas de saúde. Quanto mais você souber o que esperar, melhor poderá se preparar e se encarregar do seu tratamento.
Quais são os sintomas da insuficiência renal crônica?
Os sintomas de insuficiência renal crônica geralmente começam de uma forma muito silenciosa,assim você não os percebe imediatamente.
Rins saudáveis evitam o acúmulo de resíduos efluidos extras em seu corpo e equilibram os sais minerais em seu sangue, como cálcio, fósforo, sódio e potássio. Osrins também produzem hormônios que ajudam a controlar a pressãoarterial, a produzir glóbulos vermelhos e a manter os ossos fortes.
A insuficiência renal crônica significa que seus rins não funcionam bem osuficiente para fazer essas tarefas e, como resultado, surgem outros problemasde saúde. Conforme sua função renal diminui, você pode:
- ter inchaço,geralmente nas pernas, pés ou tornozelos e ao redor dos olhos;
- ter dores decabeça;
- sentir coceiraem algumas partes do corpo;
- sentir cansaçodurante o dia e ter problemas de sono à noite;
- sentir enjoo,perder o paladar, não sentir fome ou perder peso;
- urinar mais anoite, fazer pouca ou nenhuma urina;
- ter câimbrasmusculares, fraqueza ou dormência;
- sentir dor,rigidez ou fluido nas articulações;
- sentir confusãomental, ter problemas para se concentrar ou ter problemas de memória.
Realizar o seu tratamento pode ajudá-lo a evitar ou tratar a maioria desses sintomas.
Quais problemas de saúde as pessoas com doenças renais podem desenvolver?
A doença renal crônica pode levar a outros problemas de saúde. Suaequipe médica lhe ajudará a evitar ou tratar:
Pressão alta: a hipertensão pode ser causa e resultado de doençarenal. A pressão arterial elevada danifica os rins e os rins danificadosnão funcionam tão bem para ajudar a controlar a pressão arterial. Com ainsuficiência renal, seus rins não conseguem se livrar do excesso deágua. Ingerir muita água pode causar inchaço, aumentar a pressão arteriale fazer o coração trabalhar mais forte. As seguintes medidas podem ajudá-lo acontrolar sua pressão arterial: medicamentos de hipertensão, limitar o sódio eos líquidos em sua dieta (sempre sob orientação), manter-se fisicamente ativo,controlar o estresse e parar de fumar.
Doença cardíaca: as doenças renais e cardíacas compartilham duas dasmesmas causas principais, diabetes e pressão alta. Pessoas com doençasrenais correm alto risco de doenças cardíacas, e pessoas com doenças cardíacascorrem alto risco de doenças renais. As etapas que você executa para controlarsua doença renal, pressão arterial, colesterol e glicose nosangue (se você tiver diabetes) também o ajudarão a prevenir ataquescardíacos ou derrames.
Anemia: quando os rins estão danificados, eles nãoproduzem eritropoietina (EPO) suficiente, um hormônio que ajuda aproduzir glóbulos vermelhos. Os glóbulos vermelhos transportam oxigêniodos pulmões para outras partes do corpo. Quando você tem anemia, algunsórgãos - como o cérebro e o coração - podem receber menos oxigênio do queprecisam e podem não funcionar tão bem quanto deveriam. A anemia podefazer você se sentir fraco e sem energia. Seu médico pode prescreversuplementos de ferro e/ou medicamentos para ajudar seu corpo a produzir maisglóbulos vermelhos.
Desordem Mineral e Óssea: os rins saudáveis equilibram os níveis de cálcioe fósforo no sangue e produzem hormônios que ajudam a manter os ossosfortes. Conforme a função renal diminui, seus rins:
- produzem menoshormônio que ajuda o corpo a absorver o cálcio. Como um dominó derrubandooutro, o baixo nível de cálcio no sangue desencadeia a liberação do hormônio daparatireoide (PTH). O PTH move o cálcio dos ossos para osangue. Muito PTH também pode causar coceira;
- não removem ofósforo. O fósforo extra no sangue também retira cálcio dos ossos e podedanificar os vasos sanguíneos.
Sem tratamento, os ossos podem ficar finos e fracos. Você pode sentir dores nos ossos ou nas articulações. Mudanças em seu plano alimentar, medicamentos, suplementos e diálise podem ajudar.
Siga seu plano alimentar para ajudar a manter um equilíbrio saudável de sais minerais e fluidos em seu corpo.
Desnutrição: à medida que a sua doença renal piora, pode ser umdesafio manter-se bem alimentado. Você pode não sentir fome, a comida podeter um sabor diferente ou você pode perder o interesse pelacomida. Infecções e outros estresses em seu corpo podem dificultar o usodos alimentos que você ingere. Por isso, é fundamental contar com um bom nutricionista parater certeza de que está comendo o suficiente dos alimentos recomendados.
Sensação de coceira: a coceira é comum e ocorre por diferentes motivos. Você pode sentir coceira porque tem a pele seca. Usar um hidratante pode ajudar. Ou você pode sentir coceira porque tem muito fósforo no sangue. Comer menos fósforo pode ajudar a diminuir a coceira. Seu Nefrologista pode prescrever um medicamento para você tomar nas refeições. Esses medicamentos impedem que o fósforo dos alimentos entre na corrente sanguínea.
Como posso ter qualidade de vida com insuficiência renal crônica?
Estar bem com a insuficiência renal crônica em fases mais avançadas é um desafio. No entanto,você pode se sentir melhor se:
- seguir o seu planode tratamento;
- rever seusmedicamentos com seu médico a cada visita e toma-los conforme prescriçãomédica;
- contar com umnutricionista para desenvolver um plano alimentar que incluaalimentos que você gosta de comer e, ao mesmo tempo, ajude a sua saúde;
- manter-se ativo,considerando as suas limitações individuais.
- contar com aajuda de seus amigos e familiares
- seguir o planoproposto para diálise
É de suma importância que você conte com uma equipe multidisciplinar qualificada para o sucesso do seu tratamento, por isso, saiba mais sobre os tratamentos renais disponíveis na NefroClínicas. Contamos com várias unidades em todo o Brasil, clique aqui e agende sua consulta agora mesmo!
Posso ter uma vida ativa com insuficiência renal crônica?
Sim. A atividade física é uma parte importantepara se manter saudável quando você tem insuficiência renal. Ser ativotorna seus músculos, ossos e coração mais fortes. A atividade físicatambém faz com que o sangue percorra pelo corpo com mais rapidez, para que elereceba mais oxigênio. Seu corpo precisa de oxigênio para usar a energiados alimentos. A atividade física também pode melhorar seu humor e fazer vocêse sentir melhor.
Converse com seu médico antes de iniciar uma nova rotina de exercícios. Comece devagar, com atividades mais fáceis, como caminhar em um ritmo normal ou jardinagem. Procure criar uma rotina de atividades respeitando sempre suas limitações físicas e orientações médicas.
A insuficiência renal crônica afetará meu sono?
Pessoas com insuficiência renal crônica podemter problemas para dormir. A perda de sono pode afetar sua qualidadede vida, nível de energia e humor. Síndrome das pernas inquietas, apneia,dor ou coceira podem dificultar o sono.
Você pode adotar uma série de medidas paramelhorar seus hábitos de sono. Por exemplo, a atividade física durante odia e um banho quente antes de dormir podem ajudá-lo a dormir melhor ànoite. Evite cafeína após o almoço. Evite bebidas alcoólicas antes dedormir. Evite fumar.
Fale com o seu médico se você costuma sentir-se sonolento durante o dia ou tem problemas para dormir à noite. Os profissionais de saúde podem tratar distúrbios do sono, como apneia ou síndrome das pernas inquietas.
A insuficiência renal crônica afetará minha vida sexual?
A insuficiência renal crônica afetará suas emoções, nervos, hormônios eníveis de energia, os quais podem mudar seus relacionamentossexuais. Cuidar bem de si mesmo, controlando sua doença renal econtrolando sua pressão arterial e níveis de glicose no sangue pode ajudar aprevenir alguns problemas sexuais, como a disfunção erétil e redução dalibido. Obter aconselhamento pode ajudar com alguns problemas emocionais,como ansiedade e depressão, que podem atrapalhar a prática de sexosatisfatório.
Você pode se sentir tímido ao fazer perguntas sobre sua vida sexual, mas sua equipe de saúde já ouviu as mesmas perguntas de outras pessoas. Seu médico é treinado para ajudá-lo a lidar com preocupações sobre sua vida sexual.
Como a insuficiência renal crônica afetará o que sinto em relação à minha vida?
Lidar com a insuficiência renal crônica pode serestressante. Algumas das etapas que você está realizando para controlarsua doença renal também são maneiras saudáveis de lidar com oestresse. Por exemplo, a atividade física e o sono ajudam a reduzir oestresse.
A depressão é comum entre pessoas com doença crônica. Essa condição pode dificultar o controle da doença renal. Peça ajuda se você se sentir mal. Conversar com um grupo de apoio, amigo ou membro da família que ouvirá seus sentimentos pode ajudar. Lembre-se: é importante contar com um psicólogo para auxiliá-lo. Saúde mental também é saúde e, por isso, merece a devida atenção.
Quais profissionais da saúde são necessários no tratamento renal?
Você terá toda uma equipe de profissionais de saúdetreinados para ajudá-lo a viver bem com a insuficiência renal crônica. Os seguintesprofissionais farão parte da sua equipe de saúde:
Nefrologista: médico especializado em saúde renal quesupervisiona seu tratamento.
Enfermeiro de diálise: enfermeiro (a) que monitorará sua diálise naclínica e verá você mensalmente, caso você esteja fazendo diálise em casa ouperitoneal. O enfermeiro se certificará de que você está tomando osmedicamentos corretamente e o ajudará a encontrar maneiras de diminuir osefeitos colaterais da diálise. Se você faz hemodiálise domiciliar oudiálise peritoneal, seu enfermeiro de diálise o ensinará como configurar seutratamento, cuidar do equipamento e observar infecções ou outros problemas.
Psicóloga: ajuda no cuidado da sua saúde mental. Perder seusrins é uma espécie de luto.
Nutricionista renal: profissional treinado para ajudar pessoas cominsuficiência renal. Seu nutricionista irá ajudá-lo a fazer escolhassobre o que comer e beber para ajudar seu tratamento a funcionar melhor.
Assistente social: eles podem ajudá-lo a encontrar respostas paraproblemas como:
- manter o emprego ou mudar de emprego;
- orientações jurídicas no que tange direitos dos portadores de doença renal crônica (DRC);
- encontrar serviços de aconselhamento para lidar com problemas familiares;
- contato com equipes transplantadoras.
Família e amigos: permitir que seus amigos e familiares ajudem e compartilhar notícias sobre sua doença renal pode fazer uma grande diferença em como você se sente. Estudos mostram que estar conectado a outras pessoas pode ajudar na sua saúde. Um sistema de apoio de familiares e amigos pode tornar mais fácil lidar com problemas de saúde e mudanças na vida. Passe algum tempo com os seus amigos ou mantenha contato com eles por telefone e redes sociais. Envolva-se nas atividades de seu interesse.
Você: assumir o controle de seus próprios cuidadosmédicos pode ajudá-lo a se sentir mais no controle de sua vida. Tome todosos seus medicamentos e marque todas as consultas. Trabalhe com sua equipede saúde para aprender sobre os diferentes tratamentos para insuficiência renalcrônica. Faça perguntas quando seu médico lhe disser algo que você nãoentende. O seu comprometimento é a chave fundamental para a sua saúde.
Conte com a Casa do Paciente Renal nessa etapa da sua vida. Estamos aqui para auxiliá-lo.
Agende sua consulta agora mesmo!
Assine nosso conteúdo, é grátis!
Inscreva-se para receber nossos artigos e publicações direto no seu e-mail