Hidronefrose: causas, sintomas, diagnóstico e tratamentos
O que é hidronefrose?
A hidronefrose é uma condição na qual um ou ambos os rins ficam inchados devido ao esvaziamento incompleto do trato urinário. Pode ser súbito ou crônico, parcial ou completo, unilateral ou bilateral. Pode ocorrer em qualquer lugar ao longo do trato urinário, desde a abertura dos rins até os ureteres (que drenam os rins para a bexiga), bexiga e uretra (drenando a bexiga). Problemas com qualquer uma dessas estruturas, podem causar esvaziamento prejudicado do sistema urinário e aumento de fluido e pressão.
Se apenas um dos rins for afetado, a condição é chamada de hidronefrose unilateral. Se ambos os rins forem afetados, é chamada de hidronefrose bilateral.
A hidronefrose pode resultar na diminuição da função renal. Se não for tratado imediatamente, podem ocorrer danos permanentes ao rim ou rins, resultando em insuficiência renal.
O que causa a hidronefrose?
Em adultos, as condições que mais frequentemente causam hidronefrose são:
- Pedras nos rins: pedras que podem se alojar nos rins ou no trato urinário;
- Câncer: tumores na bexiga,próstata, útero ou outros órgãos que fazem parte do trato urinário ou próximos a ele podem causar bloqueios que interrompem o fluxo de urina;
- Hiperplasia benigna da próstata (HPB):o aumento da próstata nos homens pode causar pressão na uretra, o tubo pelo qual a urina passa antes de deixar o corpo;
- Coágulos sanguíneos: podem desenvolver-se coágulos sanguíneos nos rins ou no ureter;
- Estreitamento ou estenose dotrato urinário: esse estreitamento pode ser devido a lesões, infecções,defeitos congênitos ou cirurgia;
- Problemas nervosos ou musculares:Esses problemas podem afetar os rins ou ureteres, como os da diabetes mellitus.
- Retenção urinária: a urina pode ser retida dentro do corpo devido à incapacidade de esvaziar a bexiga;
- Refluxo vesicoureteral: é uma condição em que a urina flui da bexiga para os rins.
- Ureterocele: esta é uma condição em que a parte inferior do ureter pode projetar-se para a bexiga;
Nas mulheres, a hidronefrose podeocorrer como resultado de:
- Gravidez: à medida que o útero se expande, ele pode pressionar os ureteres e bloquear o fluxo de urina;
- Prolapso uterino: condição em queo útero da mulher sai de sua posição normal;
- Cistocele (bexiga caída): uma condição que ocorre quando a parede entre a bexiga de uma mulher e sua vagina enfraquece e permite que a bexiga “caia” para dentro da vagina.
Qual idade a hidronefrose pode surgir nos rins?
A hidronefrose pode ocorrer em pessoas de todas as idades. Em crianças, geralmente é devido a mudanças estruturais no corpo (anormalidades anatômicas) presentes desde o nascimento. Em jovens, geralmente é devido a pedras nos rins. Em idosos, crescimento da próstata em homens e neoplasias em ambos os sexos.
Quais são os sintomas da hidronefrose?
Os sintomas de hidronefrose geralmente dependem da causa e da gravidade da obstrução. Quando ocorrem, os sintomas podem incluir:
- dor súbita ou intensa nas costas ou nas laterais;
- náusea;
- vômito;
- micção frequente ou dolorosa;
- sangue na urina;
- fraqueza ou mal-estar;
- febre devido a uma infecção do trato urinário;
- nenhuma mudança significativa na produção de urina, embora possa ser diminuída.
Como a hidronefrose é diagnosticada?
Exame físico: o médico perguntar sobre quaisquer sintomas que você esteja tendo e examinará a área perto dos rins e da bexiga para verificar se há sensibilidade ou inchaço. Ele perguntaráseu histórico médico e o histórico médico de sua família. O seu médico também iráverificar se há inchaço pélvico. Os homens podem precisar passar por um exameretal para determinar se a próstata está aumentada. As mulheres podem exigir um exame pélvico para avaliar se há algum problema com o útero ou ovários;
Exames de urina: uma amostra de urina será coletada e analisada para descobrir se há sangue, cristais de pedraou qualquer infecção e bactéria presente;
Exames de sangue: um hemogramacompleto pode ser realizado para determinar se há presença de infecção. Podem ser feitos testes de função renal, incluindo creatinina, TFG estimada (eTFG), ureia,proteinúria, albuminúria, entre outros;
Procedimentos de imagem: normalmente são os que definem a presença da hidronefrose. O principal teste feito é um ultrassom. Isso não requer radiação. Uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética pode ser necessária.
Como é tratada a hidronefrose?
O objetivo do tratamento da hidronefrose é restaurar o fluxo de urina dos rins e diminuir o inchaço e a pressão causadospelo retorno da urina. O tratamento depende da condição subjacente, pois esse é o problema principal. Você deve discutir as opções de tratamento com seu médico Nefrologista. Confira aqui o time de profissionais da NefroClínicas,de acordo com a sua cidade...
Se a hidronefrose for aguda ou súbita, um stent ou tubo flexível (tubo de nefrostomia) pode ser inserido através da pele no rim para drenar o excesso de urina. Um tubo de plástico macio denominado stent ureteral (duplo J) pode ser colocado entre o rim e a bexiga por um urologista durante uma cistoscopia para drenar o excesso de fluidos.
Se a hidronefrose for causada por cálculos nos rins ou ureteres, as opções de tratamento podem incluir:
Ureteroscopia: um tubo fino com instrumentos especiais pode ser colocado na uretra para permitir que o médico separe e remova os cálculos. Esse método é usado com mais frequência para cálculos na bexiga ou na metade inferior dos ureteres. A ureteroscopia pode ser usada em combinação com outras técnicas, como laser de corante pulsado oulitotripsia eletro-hidráulica, para quebrar pedras. Este é o método de escolha para mulheres grávidas, pacientes com distúrbios de coagulação do sangue e obesos mórbidos;
Litotripsia este é o tratamento que quebra os cálculos renais. Cálculos são fragmentados por meio de equipamentos próprios para esse fim por via endoscópica (interno, sem cortes)
Cirurgia: quando os cálculos renais são muito grandes ou difíceis de remover, eles podem ter que ser removidos cirurgicamente. Além disso, você pode precisar de cirurgia no caso de tumores ou outros tipos de bloqueios.
Quais são os medicamentos usados para tratar hidronefrose?
Os antibióticos podem ser administrados para prevenir ou tratar infecções do trato urinário.
Analgésicos podem ser usadospara aliviar a dor.
Lembre-se: automedicação poder trazer vários riscos para a sua saúde. Por isso, agende uma consulta médica com um especialista. Clique aqui e agende uma consulta agora mesmo.
Como posso prevenir a hidronefrose?
Como a hidronefrose é causada por uma doença subjacente, a prevenção depende de evitar ou tratar prontamente a causa. Por exemplo, a chance de desenvolver uma pedra nos rins pode serreduzida indo ao Nefrologista para descobrir o que está causando as pedras renais e iniciar o tratamento para prevenir a recorrência (repetição).
Procure tratamento imediatamente se sentir dor forte na lateral ou no abdômen, vômitos ou febre acima de 37,5graus.
Esse artigo te ajudou? Compartilhe-o em suas redes sociais e marque o @ da NefroClínicas.
Assine nosso conteúdo, é grátis!
Inscreva-se para receber nossos artigos e publicações direto no seu e-mail