Blog
Sintomas e doenças

Como eu sei se tenho doença renal?

Compartilhe:

Muitas pessoas passam boa parte da vida com algum tipo de doença renal, mas por ser assintomática, na maioria dos casos as pessoas acabam buscando médicos e especialistas apenas quando ela já está em um estado mais avançado .

Ou seja; esse diagnóstico tardio acaba complicando o tratamento, tornando a recuperação do paciente mais demorada ou mesmo impossibilitando a recuperação em sua plenitude.

Nesse sentido; para ajudar você a evitar um quadro mais grave, vamos mostrar como identificar se há algo de errado com seus rins.

Principais sintomas

Alguns dos sintomas podem ser tão comuns em nossas vidas que acabamos por deixá-los de lado, mas caso note que eles persistem e, ainda mais, se eles estão aparecendo ao mesmo tempo, não deixe de procurar a ajuda médica adequada. Veja os principais.

Anemia

Os nossos rins são responsáveis por produzir o hormônio eritropoietina, que, por sua vez, tem a função de estimular a medula óssea a produzir os nossos glóbulos vermelhos.

Portanto, em caso de um mau funcionamento, o paciente em questão pode ficar com anemia, que pode se manifestar por meio de cansaço, palidez, tontura e falta de ar.

Cansaço excessivo

Além da própria anemia, que foi explicada acima, essa sensação pode ser potencializada em razão do acúmulo de toxinas no corpo e pelo aumento na acidez do sangue.

A consequência de tudo isso é a falta de ânimo e um cansaço maior que o normal, podendo resultar em um estado de apatia da pessoa afetada.

Inchaço/edema nas pernas, braços e/ou pálpebras

Os rins são responsáveis por controlar o volume de água e de sódio (sal) presentes em nosso organismo. Por isso, em casos de alterações no funcionamento desse órgão, é comum notar um acúmulo de líquido em nosso corpo, formando edemas.

Os edemas normalmente aparecem nos pés e nos tornozelos e, conforme a enfermidade avança, podem subir para as coxas e pulmões, sendo este último o mais grave dos quadros.

Algumas comorbidades precisam de atenção!

Pacientes diabéticos, hipertensos, obesos, idosos e com história familiar de doença renal crônica devem se submeter ao rastreamento .

O Grupo NefroClínicas é especializada nos melhores e mais modernos tratamentos para os rins. CLIQUE AQUI e agende sua consulta!

Aumento na pressão arterial (hipertensão)

Mesmo a hipertensão sendo uma das doenças mais comuns na população, é importante ficar atento caso ela apareça de maneira súbita. Este pode ser um claro indício de que algo pode estar errado nos rins.

Alterações na urina

Aspectos como presença de sangue (perceptível a olho nu ou não), espuma diferente do normal (levando mais tempo para desaparecer), cheiro mais forte que o habitual etc.

Perda do apetite, náuseas e vômitos

Conforme a doença renal avança, é comum não sentir mais vontade de consumir carnes em geral, gerando emagrecimento e até desnutrição.

Dor nas costas ou nos rins

Uma pedra nos rins ou nas vias urinárias pode resultar em uma dor intensa na região da lombar, mas esse sintoma raramente está associado à doença renal crônica.

Fique atendo e conte com seu médico

Como vimos, existem sintomas mais óbvios e diretos, mas também alguns que podem significar apenas uma noite mal dormida. Por isso, é vital que você fique atento para a recorrência deles.

Dessa forma; não deixe de se consultar e fazer exames com um nefrologista, que é o médico especialista no diagnóstico e, se necessário, no tratamento de doenças renais.

Compartilhe:

Assine nosso conteúdo, é grátis!

Inscreva-se para receber nossos artigos e publicações direto no seu e-mail

Ao se cadastrar para receber nossa newsletter você autoriza o recebimento de mensagens está de acordo com a Política de Privacidade do Grupo Nefroclínicas.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.