Analgésicos, anti-inflamatórios e medicações sem prescrição médica prejudicam os rins?

Diabetes não controlada, hipertensão sem o tratamento adequado, má alimentação, tabagismo, entre outros. Esses são alguns dos diversos fatores de risco que podem contribuir para o desenvolvimento da insuficiência renal, ou seja, quando os rins perdem a capacidade de exercer suas funções básicas. Outra causa pouco conhecida pela população, porém, um dos responsáveis por para desencadear problemas nos rins, é o uso de medicamentos, analgésicos e anti-inflamatórios sem prescrição médica ou quando são utilizados de forma exagerada (acima da dosagem recomendada pelo médico). Neste texto, iremos aprofundar sobre essa péssima prática muito comum, especialmente hoje e dia, na era da tecnologia, onde podemos encontrar diversas informações disponíveis na internet, muitas vezes sem o embasamento clínico necessário. Infelizmente, buscando encontrar algum remédio para a condição atual em que a pessoa está afetada, a alternativa escolhida é a automedicação que atuem direta e indiretamente nas regiões envolvidas que abrangem essas condições da mente e outras do corpo humano. Porém, o que a maioria não sabe, é que o uso de medicamentos, as vezes sem prescrição médica, podem trazer inúmeros prejuízos e consequências para a nossa saúde, incluindo os rins. Alguns medicamentos podem não apresentar riscos em pessoas sadias, porém quando falamos sobre pacientes renais crônicos, estas drogas podem ser perigosas.No entanto, continue conosco e saiba quais são esses remédios e como a automedicação pode afetar este órgão vital para o funcionamento do corpo humano, além das graves complicações geradas por esse mau hábito.

Qual a relação das medicações com os nossos rins?

Sendo os rins o principal responsável por realizar a filtragem do sangue e eliminação de substâncias tóxicas do organismo, é importante se atentar a qualquer fator de risco que possa comprometer o funcionamento deste órgão.Cada remédio possui seu objetivo, componentes, níveis de eficácia e maneiras em como ele irá atuar no organismo, com o foco sempre em atender as necessidades e peculiaridades internas ou externas de cada pessoa. Obviamente, as prescrições e receitas são feitas pelo médico responsável pela consulta, onde é feito o diagnóstico da doença, queixa ou condição determinada do paciente e posteriormente o prognóstico feito pelo próprio profissional, a fim de acompanhar a eficácia da medicação no organismo do indivíduo para o tratamento definido.As medicações são, indiscutivelmente, imprescindíveis para a ação do tratamento em que o paciente renal está realizando, atuando de forma direta no organismo da pessoa, como tentativa de suprir as necessidades causadas pela doença renal crônica, como auxiliar no funcionamento dos rins, quelantes para dietas, assim como os demais órgãos afetados pela condição. Contudo, se estes remédios forem utilizados de maneira errada, isto é, fora das recomendações médicas, poderá causar maiores complicações aos rins e no organismo do paciente. Abaixo, falaremos mais sobre isso.

Por que o uso de medicamentos sem prescrição médica ou consumidos exageradamente podem causar problemas renais?

Dentro deste problema, podemos dividir em dois tipos cenários. Aqueles que se automedicam sem auxílio médico e os que fazem o uso abusivo de remédios, ultrapassando a quantidade estabelecida pelo médico. Falaremos mais sobre as consequências sobre essas duas situações.A realidade de um paciente renal crônico depende de vários hábitos que exigem disciplina e dedicação para que o tratamento possa ocorrer da maneira ideal. Podemos citar, seguir a dieta determinada pelo nutricionista, comparecer nas sessões de hemodiálise, tomar as medicações de forma adequada conforme prescrita pelo nefrologista, se atentando às dosagens indicadas na receita, dentre outros.A automedicação não só pode ser um dos responsáveis pelo acometimento de graves doenças que atacam o metabolismo do corpo humano, como também causar dependências e abusos por parte daqueles que fazer o uso. Em pacientes que estão em diálise ou em outro procedimento de filtragem dos rins, esse costume pode agravar ainda mais o grau da doença e prorrogar as chances de melhoria, interferindo diretamente no desempenho dos rins, já lesionados pela insuficiência renal.

Qual o remédio prejudica os rins?

É importante se atentar em algumas medicações que, mesmo sendo efetivo ao tratamento utilizado, pode trazer alguns danos aos rins. Esses remédios são chamados de nefrotóxicos devido ao fato destas drogas possuírem componentes capazes de destruir as células renais, sendo um dos causadores de complicações renais mais sérias, como a insuficiência renal.Dentre os principais medicamentos nefrotóxicos, podemos citar:

• Anti-inflamatórios não esteroides (Ex: Aspirina)
  • Antibióticos (Ex: Penicilina)
  • Analgésicos de Paracetamol
  • Antipsicóticos e alguns voltados para o tratamento de distúrbios bipolares e demais condições mentais
  • Diuréticos
  • Quimioterápicos

Ressaltamos novamente que, as complicações renais provocadas por estes medicamentos, ocorrem devido ao seu consumo frequente e de maneira prolongada (por meses ou anos), além do mau uso, como altas dosagens. Dependendo do quadro clínico em que a pessoa se encontra, outros remédios também podem incluir nesta lista, no entanto, somente o médico responsável poderá confirmar, considerando as peculiaridades de cada indivíduo.

Acho que tenho problemas nos rins, e agora?

Se você está lendo este texto pois está com suspeita de algum problema nos rins ou conhece alguém que se encontra nesta situação, por meio de uma consulta com umnefrologista, ele irá solicitar alguns exames para ter um diagnóstico mais preciso, colhendo amostras de urina e sangueeem caso de positivo para doença crônica renal, será iniciado algum tratamento específico para cada paciente.O primeiro hábito que o paciente será aconselhado a mudar é a dieta e controle maior dos alimentos, além de ajustes em medicamentos. Casos mais simples de doenças dos rins se resolvem apenas com ajustes na alimentação e outros bons hábitos de vida.Em casos mais graves podemos citar a diálise peritoneal, hemodiálise, hemodiafiltração ou até mesmo transplante renal. Já em contextos focados em prevenção para evitar a piora do quadro de lesão nos rins, o programa de cuidados renais (ou tratamento conservador) é uma opção utilizada.Clique nos botões abaixo e conheça mais sobre cada um:

Quais são os sintomas da insuficiência renal crônica?

Os sintomas de insuficiência renal crônica geralmente começam de uma forma muito silenciosa, assim você não os percebe imediatamente. Rins saudáveisevitam o acúmulo de resíduos e fluidos extras em seu corpo e equilibram os sais minerais em seu sangue, comocálcio,fósforo,sódioepotássio.Os rins também produzemhormôniosque ajudam a controlara pressão arterial, a produzir glóbulos vermelhos e a manter os ossos fortes.A insuficiência renal crônica significa que seus rins não funcionam bem o suficiente para fazer essas tarefas e, como resultado, surgem outros problemas de saúde.Conforme sua função renal diminui, você pode:

• Ter inchaço, geralmente nas pernas, pés ou tornozelos e ao redor dos olhos
  • Ter dores de cabeça
  • Sentir coceira em algumas partes do corpo
  • Sentir cansaço durante o dia e ter problemas de sono à noite
  • Sentir enjoo, perder o paladar, não sentir fome ou perder peso
  • Urinar mais a noite, fazer pouca ou nenhuma urina
  • Ter câimbras musculares, fraqueza ou dormência
  • Sentir dor, rigidez ou fluido nas articulações
  • Sentir confusão mental, ter problemas para se concentrar ou ter problemas de memória

Se você apresenta algum destes sintomas, é fundamental procurar um médico nefrologista para confirmação ou não do diagnóstico e indicação do tratamento adequado na qual irá ajudá-lo a evitar ou tratar a maioria desses sintomas.

Onde encontrar os melhores nefrologistas para cuidar da saúde dos seus rins?

Se você busca por uma clínica especializada em Nefrologia que preza pela garantia de um atendimento ímpar durante toda a sua jornada enquanto usufrui dos nossos serviços, esse é o lugar ideal! Nosso objetivo é te proporcionar todo conforto e eficácia no decorrer dos tratamentos voltados para aperda da função renal, como as terapias renais substitutivas que integram adiálise peritoneal,hemodiálise,hemodiafiltração,transplante renal,tratamento conservador, dentre outros métodos de prevenção com a finalidade de assegurar a saúde dos seus rins.A NefroClínicas possui unidades espalhadas por 4 estados brasileiros! Se você se encontra nas regiões de Belo Horizonte-MG, Brasília-DF, Ipanema-DF ou São Luís-MA, venha nos visitar pois estamos prontos para te receber! Todas as clínicas detêm de uma estrutura completa, composta por umcorpo clínicorenomado juntamente com um time multidisciplinar especializado que inclui psicólogos,nutricionistase assistentes sociais.Oferecemos toda linha de cuidados relacionados à saúde dos rins, sempre zelando pelo carinho, atenção e acolhimento ao paciente portador dadoença renal crônicaque optou pela NefroClínicas como um lar onde ele poderá contar com uma experiência em nefrologia diferenciada. Proporcionamos aos nossos clientes, tratamentos completos e humanizados, além do programadiálise em trânsito, na qual o paciente poderá viajar sem precisar interromper o seu tratamento. Fornecemos todo conforto de uma clínica premium para o seu bem-estar, umaequipe de Enfermagem altamente capacitada e premiada pelo Coren-MG como destaque da Enfermagem de Minas Geraispor seu desempenho ao atender nossos pacientes e uma tecnologia de ponta em equipamentos de diálise para confirmar que o tratamento ocorra de uma maneira ainda mais eficiente e segura, trazendo melhor qualidade de vida a quem está conosco.Clique aquie conheça nosso corpo clínico de todas as unidades.